Navegar para Cima

Notícias

Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor

02/03/2021
Espiritualidade
Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade! (Ef 2,14a)

​Momento Pastoral:

Todos os anos, durante a quaresma, a Igreja reflete sobre a Campanha da Fraternidade fazendo com que os cristãos retomem e reflitam questões que abrangem a vida pessoal, espiritual e comunitária. A cada cinco anos, a Igreja Católica se une a outras igrejas cristãs e, juntas, celebram a Campanha da Fraternidade Ecumênica, que este ano tem como tema Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor e lema Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade!

A CF convida “comunidades de fé e pessoas de boa vontade para pensar, avaliar e identificar caminhos para a superação das polarizações e das violências que marcam o mundo atual". Somente com diálogo, respeito e comunhão podemos reagir diante de tantas situações de violência.

Na intenção de provocar uma reflexão de nossas atitudes e percepções diante da realidade atual, a CF ecumênica sai dos muros e instancias da Igreja Católica e dá as mãos a outras igrejas e confissões. É algo significativo em tempos marcados por distanciamento social, polaridade de ideias e busca de poder. É, também, um convite para olharmos para nossas relações interpessoais e para nossas atitudes diante do diferente. Podemos discordar e ter nossa própria opinião, as pessoas podem agir ou viver diferente de nós ou do que consideramos ser o correto, mas não podemos, de forma alguma, ferir, menosprezar ou prejudicar o outro por não corresponder as nossas expectativas.   

Que a busca pelo dialogo, o compromisso com a unidade, o amor e a paz norteiem nossa caminhada quaresmal e alimentem nosso desejo por um mundo mais humano e fraterno. E, quando a Páscoa de fato acontecer em nossos corações, possa nos encontrar de mãos e braços abertos ao irmão que sofre.


*​Texto produzido pelo Serviço de Pastoral Escolar.


Siga também nossos outros c​anais:
Instagram​​