Navegar para Cima

Notícias

Imaginação e descoberta: como é viver dentro da barriga da mãe?

11/09/2019
Nosso jeito de educar
De forma lúdica, turma do N2 aprendeu sobre como é a vida na barriga da mãe.

​​​​Na Educação Infantil, nossa proposta pedagógica valoriza as capacidades e os saberes das crianças, acreditando em seu potencial e nos conhecimentos que cada uma delas traz em seu repertório cultural e familiar. A elaboração das atividades e dos projetos envolve a escuta e a observação do professor sobre o modo como as crianças se relacionam com as experiências oportunizadas para elas.

Dessa forma, os projetos pedagógicos surgem a partir dos questionamentos, das curiosidades e das intervenções das crianças. São desenvolvidas iniciativas interdisciplinares que incentivam a criatividade, o trabalho em equipe e o lúdico. As atividades vão além da sala de aula, estendendo-se a diversos outros espaços do Colégio, o que estimula a criança a fazer pequenas descobertas.

Foi a partir da curiosidade e do protagonismo das crianças do Nível 2 da Educação Infantil que surgiu o questionamento sobre como seria a vida de um bebê dentro da barriga de sua mãe. O tema foi trabalhado de forma lúdica, com linguagem e elementos adequados à faixa etária dos pequenos. Para isso, a turma vivenciou a experiência de estar na barriga da mãe: em um espaço escuro, iluminado apenas por lanternas, foi realizada uma hora do conto especial, com a leitura do livro Na barriga da minha mãe, da autora Júlia Rosemberg, que aborda o assunto de uma forma sensível e delicada.

hora-do-conto-no-escuro (10).JPG

A professora da turma, Caroline Jung de Assis, afirma que tais vivências proporcionam descobertas e crescimento para os pequenos. “Foi uma experiência incrível, muitos que teriam medo de um ambiente mais escuro se divertiram. Proporcionar algo além do papel para eles vivenciarem com o corpo é ótimo para o crescimento deles", explica. A professora comentou também sobre as curiosidades que surgiram: “Muitos tinham dúvidas se era escuro dentro da barriga ou se havia como brincar lá dentro". Após ouvirem a história, as crianças dialogaram, tiraram dúvidas e registraram em desenhos suas percepções sobre os aprendizados. Atividades como essa proporcionam o desenvolvimento dos nossos estudantes, despertando a curiosidade, estimulando a imaginação e a criatividade.​

Conheça os diferenciais da nossa Educação Infantil​