Ressignificar práticas pedagógicas é um dos desafios apresentados em nossa nova realidade. Novos conceitos, novas plataformas e novas possibilidades foram introduzidas ao nosso fazer diário. Nesta linha, o ensino de Língua Inglesa também precisou de novas alternativas que promovessem a aprendizagem de maneira lúdica, ativa e ao mesmo tempo significativa, sem deixar de lado um elemento fundamental para as crianças: o contato uns com os outros.
Uma das alternativas encontradas pela educadora Juliana Villas Boas foi a introdução da plataforma Flipgrid, onde os estudantes do 1º ano EF interagem entre si e também com a professora. Na plataforma, os estudantes podem postar respostas em vídeo aos avisos e respostas aos vídeos dos colegas. Tudo isso em inglês.
Todo acompanhamento das postagens, das atividades e do desenvolvimento é acompanhado de perto pela educadora, que destaca a funcionalidade da plataforma e a interação como elementos chaves desse processo: “os estudantes participam ativamente, contribuem para as atividades e são protagonistas na construção do conhecimento” comenta.