Navegar para Cima

Notícias

Iniciamos o Novo Ensino Médio!

03/03/2022
Educação
Nossos estudantes do 1º ano EM serão pioneiros no formato

​​​​Um novo ano letivo se inicia e com ele o tão esperado NOVO ENSINO MÉDIO. Nossos estudantes do 1º ano EM 2022 serão os pioneiros do formato, com o privilégio de vivenciar um currículo com foco em fortalecer a formação integral e potencializar o protagonismo juvenil.

Buscando desenvolver o projeto de vida dos estudantes, construímos uma proposta totalmente alinhada com a nossa premissa de aliar excelência acadêmica à formação em valores, reunindo conteúdos pedagógicos e as necessidades dos jovens.

Nesta quinta-feira, 24/2, foi dia de dar início a esta nova etapa em uma reunião com as turmas para apresentar os professores do projeto de vida e toda a nova dinâmica escolar, além de integrar os estudantes para o ano letivo em uma dinâmica para alinhar expectativas e desejos para os próximos 3 anos.

Palavras como dedicação, amizade, descobertas e experiência foram destaque entre os jovens.

No encontro ocorreram ainda conversas com a direção, coordenação pedagógica, orientação educacional e pastoral. Também foram entregues os planners do Novo Ensino Médio, que irão auxiliar a organização de estudos dos componentes e o planejamento do projeto de vida de cada um neste 1º ano EM.

Estudantes novo EM.jpeg

Quais mudanças irão ocorrer

Com essa implementação, além de estudar as quatro áreas do conhecimento – Matemática, Linguagens, Ciências Humanas e Ciências da Natureza –, os estudantes poderão escolher percursos com os quais mais se identificam, fomentando o protagonismo juvenil e conectando os saberes com as suas realidades. O currículo do Ensino Médio Marista será composto por duas grandes dimensões, distintas e complementares: Formação Geral Básica (FGB) e Itinerários Formativos.

A Formação Geral Básica consiste nessas quatro áreas do conhecimento e consolida as aprendizagens essenciais para a trajetória de cada estudante. Ela conta com 600 horas anuais, distribuídas de forma equilibrada nos três anos do Ensino Médio. Dessa forma, assegura um processo de formação integral e a aquisição de saberes compartilhados pelos diferentes perfis dos nossos jovens, relacionando competências e habilidades com a diversidade de saberes e pontos de vista. A Formação Geral Básica corresponderá a 18 períodos de aula semanais.​​

Apresentação novo em.jpeg

Os Itinerários Formativos são estruturados a partir da combinação de áreas integradas ou de uma área específica, proporcionando um ambiente que desenvolve a curiosidade, a criatividade e o espírito crítico por meio de metodologias diversificadas, assegurando um processo de formação integral, aquisição de saberes compartilhados e no desenvolvimento de competências e habilidades pelos diferentes perfis de estudantes. Na nossa proposta pedagógica, os Itinerários Formativos são ofertados em duas dimensões:

Núcleos de Aprofundamento: o estudante terá a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos nas áreas a partir da problematização e aplicação dos conceitos trabalhados nas áreas do conhecimento por meio de propostas diversificadas, como oficinas, seminários, laboratórios e projetos, entre outros. A organização dos Núcleos é seriada (ou seja, de acordo com nível de ensino de cada estudante) e a carga horária é distribuída durante os três anos do Ensino Médio. No 1º ano EM, os estudantes terão entre 12 e 16 períodos semanais dos Núcleos de Aprofundamento, dependendo da estrutura curricular da unidade.

Percursos Investigativos Optativos: esta dimensão convida o estudante a concretizar suas escolhas por meio de percursos optativos com temáticas que despertam seu interesse, em turmas não seriadas. É um momento de construção colaborativa do conhecimento a partir das experiências prévias dos estudantes. No 1º ano EM, os estudantes poderão escolher dois percursos optativos híbridos anuais, o que representa 4 períodos por semana.

PROFESSORES NOVO EM.jpeg​​