Nosso Colégio recebeu nesta quarta-feira, 28/4, representantes de 21 instituições de educação superior da Rede Internacional Marista, vindas de 10 países. A visita fez parte da X Assembleia da Rede Marista de Educação Superior, que nesta edição ocorre em Porto Alegre, na PUCRS, dos dias 26 a 29 de abril.

Com a temática Inovação, Desenvolvimento e Transformação, o evento teve como objetivos principais centralizam-se em apresentar essa caminhada e refletir sobre cenários, desafios e oportunidades para a Educação Superior, além de compartilhar boas práticas, debater e deliberar sobre o plano estratégico e modelo operativo da Rede. O vigário-geral do Instituto Marista, , Ir. Luís Carlos Gutierrez, também esteve presente no momento.

O Colégio Marista Ipanema foi o escolhido para fazer parte da assembleia como acolhida e representação de uma unidade marista de Educação Básica. O encontro foi conduzido pelos nossos estudantes Érico Aramburu, presidente do Grêmio Estudantil, e Helena Pool, animadora da Pastoral Juvenil Marista, com tradução para o inglês e espanhol realizada pelas professoras Thaynah Barreto e Cíntia Toledo.

Para a diretora do Ipanema, Simone Engler Hahn, esse momento de encontro entre as dioceses representa a vida e a força da missão de nosso fundador São Marcelino Champagnat. "Nós, Maristas de Champagnat, vivemos uma missão coletiva, de vida partilhada. Quando aceitamos trabalhar e estar na missão de bem educar pelo amor, a fazemos coletivamente em uma casa comum", salienta.

Em um evento que destacou a diversidade cultural e a coletividade da Rede Marista, foi apresentado a proposta pedagógica e espaços do Colégio. Após a visitação dos espaços, uma reflexão foi despertada entre os participantes que foram convidados a descreverem em uma palavra "o que a educação marista representa em minha vida?", no seu idioma de origem. As palavras foram escritas por cada um e penduradas nos galhos de uma árvore.

Presenteamos ao grupo, também, uma muda da orquídea Cattleya tigrina, espécie ameaçada de extinção e que está presente no bosque do Marista Ipanema. A muda foi cultivada em estufa para o momento.
Finalizando a noite, um jantar com comidas e sobremesas típicas brasileiras foi servido, demonstrando os sabores e a hospitalidade do nosso país para os convidados estrangeiros.