Leituração: novo projeto incentiva leitura entre os estudantes

09/12/2021
O clube do livro é uma iniciativa de uma estudante do Ensino Médio

Nosso colégio tem um novo projeto de incentivo à leitura e debates entre os estudantes: o Leituração. Em formato de clube do livro, o grupo já teve dois encontros e pretende reunir ainda mais estudantes das turmas do 9º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio em 2022, a fim de desenvolver habilidades como o trabalho em grupo e incentivar ações em nosso colégio através da leitura e análise crítica.

A iniciativa para a criação do clube foi de uma de nossas estudantes, a Isadora Baía, da turma 222. Ela mesma montou o escopo do projeto e apresentou ao nosso vice-diretor educacional Fernando Degrandis e à coordenadora pedagógica Cristina Nunes.  A ideia surgiu a partir da vontade da estudante de debater com os colegas sobre atualidades, vivências e pautas sociais por meio de livros ou textos do gosto pessoal de cada um, sem julgamentos.  “É um momento de discutir coisas que a gente acaba não tendo tempo na sala de aula. Ter um lugar para discutir livros que estão fora da grade curricular. De repente, também, a gente entender que é possível ter uma conversa profunda sobre um livro muito simples", conta.

WhatsApp Image 2021-12-09 at 16.31.52.jpeg

A proposta é que sejam dois encontros no mês, ocorridos quinzenalmente. O primeiro deles, será destinado a discussão sobre a leitura, relacionada a um tema ou gênero literário previamente escolhido em grupo. Já o segundo encontro, servirá para elaborar uma ação referente ao que foi abordado, seja para solucionar problemas no ambiente escolar, conscientizar outros estudantes ou compartilhar novos saberes.

Leve e cheia de afeto, a primeira reunião ocorreu em novembro para introduzir o projeto e para que os estudantes pudessem partilhar as suas experiências com a leitura, gostos literários e expectativas do grupo.  Já o segundo e último encontro do ano foi nesta quarta-feira, 8/12, com o debate das leituras sugeridas anteriormente, relacionadas a temática “Racismo, negritude e identidade racial".

Para guiar os estudantes, a professora de Língua Portuguesa e Produção textual, Josiane Azevedo, também supervisiona os encontros e participa na estruturação do projeto. "Sou privilegiada por poder acompanhar os estudantes, por poder fazer parte desse processo de formação do leitor, por poder escutar tanta riqueza que eles trazem e comunicam através das experiências pessoais com a leitura", afirma a professora.

Em 2022, a expectativa é de que os encontros comecem a ser realizados já no inicio do ano letivo, concretizando o objetivo central de leitura e ação para movimentar a comunidade escolar.  ​