Navegar para Cima

Notícias

Maristas: uma missão de amor

10/06/2022
Institucional
Painel feito pela artista Marta Berger conta história marista em 2456 ladrilhos

​​​​​​​

Idealizado para celebrar os 15 anos de história do Marista Ipanema, o painel "Maristas: uma missão de amor" marca a inauguração do novo espaço físico do Colégio. O projeto consiste em um painel feito pela artista Marta Berger, com uma arte que representa a história marista, desde o seu berço na França, a chegada dos primeiros irmãos no Rio Grande do Sul, até a atualidade, com componentes que ilustram o Colégio Marista Ipanema.

A obra de arte de 12 metros de extensão é composta por 2456 ladrilhos. Além da ilustração principal, o mosaico ainda conta com peças ilustradas pela comunidade. Os desenhos representados nos ladrilhos foram feitos por todos os estudantes, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, formandos de 3º ano do Ensino Médio de 2020, irmãos maristas da Província Marista Sul‑Amazônia e educadores do colégio.

início.jpg

A artista

A artista responsável pelo painel "Maristas: uma missão de amor" é Marta Berger, gaúcha de São Leopoldo, atualmente residente em Curitiba. Marta cursou a Faculdade de Artes na FEEVALE em Novo Hamburgo/RS e atualmente a artista dedica-se a projetos e execução de murais, esculturas em cerâmica, ferro e concreto; desenho, pintura e projetos para vitrais. A artista mantém ateliês em Curitiba, PR, e Florianópolis, SC, criando e executando suas obras.

marta.jpg

Quem participou

Inspirados pelo questionamento “quais as marcas da educação marista em sua vida?", os estudantes, educadores e irmãos da Província Marista Sul-Amazônia foram convidados a deixar a sua marca na história da escola através do painel. Cada um produziu seu desenho em uma proporção 10x10, que foi repassado para lajotas do mosaico.

Em todos os seguimentos, os estudantes tiveram as orientações sobre a simbologia da obra de arte, a importância da participação de cada um e quais requisitos seguir para confecção do desenho.

A criação dos desenhos foi conduzida em aula pelos professores regentes de cada turma nos seguimentos de Educação infantil e Anos Iniciais, que engloba N1 até o 5º ano EF. Realizados com orientações através das aulas virtuais, os desenhos, que foram elaborados pelos estudantes, contaram com o envolvimento das famílias. Depois de prontos, os desenhos foram encaminhados para os professores de cada turma.

Nos Anos Finais e Ensino Médio, a condução dos desenhos foi feita pelas professoras da disciplina de Artes, Glória e Yasmin, também em aula, em seus respectivos períodos.

As técnicas utilizadas passaram pelo desenho à mão livre e também elaborados de forma digital. Foi organizado um material pelas professoras e feitas as orientações em reuniões para condução na criação dos desenhos. O material apresentado em aula ficou também disponível para consulta posterior dos estudantes.

meio.jpg

Desenvolvimento

Com início em março de 2020, o processo completo do painel “Maristas: uma missão de amor" foi realizado em 1 ano e 11 meses. O desenvolvimento da obra de arte passou por etapas cuidadosas, desde a ideia inicial da encomenda até o resultado final.

Foram meses de planejamento e pesquisa da artista plástica Marta Berger com a gerência do Colégio, até o esboço final do projeto dessa obra que abrange a história de São Marcelino Champagnat, a criação do Instituto Marista e a atualidade dessa missão com o colégio Marista Ipanema. Tudo isso, com a participação de todos os estudantes, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, formandos de 3º ano do Ensino Médio de 2020, irmãos maristas da Província Marista Sul-Amazônia e educadores do Colégio, que deixaram sua marca em desenhos para os azulejos.

O trabalho realizado por Marta Berger foi inteiramente em cerâmica, com técnicas e expertise da artista. As etapas envolveram a preparação manual de todas as peças, com confecção, aquecimento no forno em altas temperaturas, pintura, esmaltação, montagem e instalação.  Marta pensou o desenho em sua pluralidade, mantendo a singularidade da expressão pessoal nas peças.  Para não perder nenhum detalhe, a artista teve em suas mãos, em média, sete vezes cada uma das peças.

O painel retrata o sentimento pessoal e coletivo de pertencer à família global marista. A obra está registrada junto à Secretaria de Cultura do Munícipio de Porto Alegre.

Confira aqui a história completa representada no painel Maristas: uma missão de amor, contada pelo Irmão Genuino Benini,  Diretor do Centro de Espiritualidade e Memória Marista.

fim.jpg