Multifeira 2021 promove ampliação de conhecimentos

06/09/2021
Iniciação Científica

​A pesquisa científica está presente em todos os segmentos do Colégio Marista Ipanema, da Educação Infantil ao Ensino Médio. Este exercício contribui para o desenvolvimento de diversas habilidades, bem como promove a reflexão, o pensamento crítico e a aplicação do conhecimento frente à aprendizagem.

Este ano, a nossa Multifeira ocorreu nos dias 14/8, para as turmas dos Anos Finais e Ensino Médio, e 28/8, para os pequenos da Educação Infantil ao 5º ano EF. De forma totalmente on-line, em razão do período de distanciamento social, foi necessário ressignificar o evento - desde os processos envolvendo o planejamento dos horários até a sistemática para cada apresentação - totalizando mais de 200 projetos apresentados durante os dois sábados, com a participação de avaliadores externos.

Para dar início ao projeto, os estudantes participam de encontros com os professores orientadores para definição do tema em qualquer uma das áreas do conhecimento (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática), linhas de pesquisa, metodologia e leituras necessárias. Também são realizadas bancas de qualificação, onde cada grupo apresenta a sua proposta, seus objetivos e argumentos. Após esse momento, são levados em consideração os apontamentos feitos pela banca para que a pesquisa prossiga com mais clareza e cumpra o seu objetivo para a apresentação final, na Mostra de Iniciação Científica.

“Eu participei como avaliadora do 9º ano EF e Ensino Médio, e foi uma experiência muito legal! Eu sempre gosto de ver os estudantes desde cedo explorando sua criatividade e curiosidade, realmente engajados com a pesquisa e com a ciência. Me chamou muita atenção a postura crítica dos estudantes quanto aos temas escolhidos. Acho que isso é um mérito muito grande da escola, da orientação pelos professores e do projeto pedagógico em si", relata a avaliadora da Multifeira e mestranda em Medicina e Ciências da Saúde pela PUCRS, Barbara Dutra Petersen.

O Colégio Marista Ipanema assume o compromisso de preparar os estudantes para as etapas da pesquisa científica, valendo-se de conhecimentos prévios e motivações a fim de que se tornem estudantes-pesquisadores. Nesse sentido, eles poderão exercer, em diferentes momentos e áreas de conhecimento, ações de pesquisa, leitura, escrita e apresentação de resultados em uma perspectiva acadêmica, apresentando análise de dados, resultados, sistematização de ideias e referencial teórico.

Siga também nossos outros c​anais:​
​Instagram​​
Facebook​