Processo de adaptação escolar

24/02/2022
Nosso jeito de educar
Conheça o processo de adaptação para os estudantes novos, Educação Infantil e 1º EF

Ingressar em um colégio é uma porta para conhecer um mundo rico em aprendizagens, possibilidades, descobertas e afetos. Tudo é novo: hábitos, horários, regras e combinados. É natural que tanta novidade gere um misto de emoções tanto para os pais quanto para os estudantes, que transpassam a alegria e animação, indo até a insegurança e o medo do desconhecido.

Neste cenário, é primordial que seja estabelecido um diálogo de respeito e afeto que gere confiança entre pais, estudantes e escola. Para tornar esse movimento possível, em nosso Colégio, são realizadas entrevistas e reuniões individuais para as famílias novas. Além disso, a volta às aulas tem um primeiro dia exclusivo para os novos estudantes, visitação dos espaços e ações como o apadrinhamento por colegas veteranos.

WhatsApp Image 2022-02-24 at 17.17.35.jpeg

Para as crianças, esse momento é ainda mais delicado, pois pode representar o primeiro contato deles com um ambiente escolar e ainda são mais apegados e dependentes dos pais. Pensando nisso, a integração com os educadores e colegas se faz fundamental. A primeira semana de aulas da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental é planejada especialmente para introduzir a nova rotina longe dos familiares de forma leve, com dias em que é permitido a presença dos pais e uma adaptação gradual de carga horária.

O objetivo é proporcionar um ambiente seguro e acolhedor, uma segunda casa em que as crianças e os jovens se sintam à vontade para experenciar coisas novas, com confiança para errar e acertar. Assim, fortalecemos o desenvolvimento dos estudantes e o vínculo com a escola.

Siga também nossos outros c​anais:

Instagram​​

Facebook​