Navegar para Cima

Notícias

Projeto Internacionalização

23/03/2022
Projetos
O projeto é novidade na grade curricular do Marista Ipanema


Promover novas experiências, metodologias e aprendizagens. Esse é o objetivo do Projeto Internacionalização, a novidade na grade curricular de Língua Inglesa no Marista Ipanema.

Com início neste ano letivo de 2022, o projeto já é parte da realidade escolar dos estudantes do Nível 2 da Educação Infantil ao 8º ano do Ensino Fundamental e será implementado no 9º ano EF e Ensino Médio nos próximos anos. Desenvolvida em conjunto pela direção, coordenação pedagógica e professores, a metodologia prevê mais períodos de Inglês na rotina dos estudantes, docência compartilhada e mudança dos materiais didáticos.

A professora de língua inglesa Thaynah Barreto é a assessora do projeto e comemora o aumento de possibilidades de vivências no idioma. Segunda ela, o Internacionalização leva este nome justamente pela proposta de trazer o Inglês como uma língua internacional, abordando a questão cultural para além da realidade Estados Unidos e Inglaterra. “Essa é a parte enriquecedora: vai fugir do t​radicional. Não é simplesmente mais tempo para trabalhar o livro e mais tempo para trabalhar gramática, - não que isso não seja importante – mas também trazer esse algo a mais que não se vê", destaca.

489_Marista Ipanema_Internacionalização_PPT.png


Living and learning

Para tornar esse projeto possível e proporcionar um aprofundamento na língua inglesa, uma nova metodologia está sendo abordada: a living and learning, que em tradução livre significa “vivendo e aprendendo". Como o próprio nome já diz, a proposta é integrar o idioma na rotina dos estudantes, relacionando a outros conteúdos de diferentes áreas do conhecimento, questões culturais e do cotidiano.

A aplicação desta metodologia será feita de formas distintas para os diferentes níveis de ensino, respeitando as particularidades de aprendizagem de cada ano/série e focando no desenvolvimento das 4 habilidades da língua: ler, escrever, entender e falar.

Educação Infantil e Anos Iniciais

Para os estudantes da Educação Infantil e Anos Iniciais, o planejamento docente é integrado entre o professor titular e o docente de Língua inglesa. O idioma é abordado através de livros literários, brincadeiras e outras atividades, com material didático a partir do 2º ano EF. Durante a semana, pelo menos um período tem a docência compartilhada com foco em uma vivência relacionada ao projeto da turma dinamizado comunicando-se somente em Língua Inglesa, que inclusive amplia a perspectiva cultural.

6º ano ao 8º ano EF

Já para os estudantes dos anos finais do 6º ano ao 8º ano EF, as aulas de inglês tiveram ampliação de 2h para 4h semanais, aumentando a carga horária semanal das turmas de 25h para 27h. O estudo do idioma é feito com o auxílio de livros didáticos e a orientação de um professor para cada dois anos/séries. Outros elementos são considerados no planejamento das aulas, tais como: habilidades – relação com as sequências didáticas – vivências culturais, além de opções de jogos, periódicos e livros que oportunizam maior vivência da Língua Inglesa.​