Navegar para Cima

Notícias

Tenda: um projeto repleto de significados

31/07/2020
Nosso jeito de educar
Projeto de caráter formativo envolverá os animadores da PJM

​Um novo projeto será iniciado com os/as animadores/as da Pastoral Juvenil Marista do Marista Ipanema, na próxima segunda-feira, 3/8. O “Tenda”, como é chamado, contou com um evento de pré-lançamento, realizado à distância. Segundo Marina Berton, assessora da PJM, a proposta on-line ressignificou o que estava planejado: “A programação inicial previa encontros presenciais, porém, não sendo possível, adaptamos para o virtual, buscando novas alternativas e possibilidades", comenta. O projeto é de caráter formativo e envolverá os animadores da PJM do Colégio durante quatro etapas, onde cada uma representará uma simbologia a partir da Mística da PJM.

Cada etapa contará com três encontros, sendo eles voltados para assessorias, vivências e outras atividades que estimularão o protagonismo dos estudantes. Todos os processos serão partilhados em grupo e registrados, para que ao final, os jovens possam responder a pergunta orientadora: “Por que, para que e por quem seguimos como animadores da PJM do Marista Ipanema?”

Para o evento de pré-lançamento, os jovens receberam pequenos kits em suas casas, com itens que fizessem alusão à atividades realizadas pelo grupo: “Achei incrível receber o material e a forma como conseguiram fazer com que o projeto envolvesse também nossos familiares”, comenta Luiz Felipe Dania, Animador do grupo AOP.

O PROJETO


A história da humanidade está, de uma forma ou de outra, conectada à metáfora das tendas. A tenda não é apenas a representação de uma cabana, mas é toda forma de moradia, seja em uma casa, em um bairro, em uma cidade ou no próprio planeta. Compreendendo essa diversidade de tendas, pode-se afirmar que existem tendas móveis e outras fixas. 

Existem tendas onde se vive a intimidade e em outras a exterioridade. Existem tendas para hospedagem e outras para passagem. Existem tendas habitadas e outras vazias. Existem tendas para uma roda de conversa e outras para o silêncio. Existem tendas para a convivência e outras para a solidão. Nesse caso, a tenda, mais do que um espaço físico, é o espaço do acolhimento, do reconhecimento e da partilha. 

A tenda é o tempo da subjetividade, da comunidade e da sociabilidade. A tenda é o processo da diversidade, da comunhão e da cidadania. O Projeto Tenda se refere à formação dos/as animadores/as da Pastoral Juvenil Marista (PJM) do Colégio Marista Ipanema.

A formação se constituirá em onze encontros e o encerramento e terá como finalidade desenvolver integralmente o grupo de animação com a mística da PJM, a partir da pedagogia mariana e da vivência da fé cristã.

A PJM


A Pastoral Juvenil Marista (PJM) é a organização de grupos juvenis dentro das escolas e das obras sociais Maristas. Um espaço de participação de adolescentes e jovens onde se trabalha a formação de lideranças através da socialização, da construção da consciência crítica, da vivência da espiritualidade cristã e do carisma marista.