Navegar para Cima

Notícias

Realidade virtual: o uso da tecnologia para engajar estudantes

11/10/2018
Inovação
Óculos de realidade virtual é utilizado nas aulas de Língua Inglesa.

​​​​​​​​​A Organização das Nações Unidas (ONU), aponta que o Brasil conta com 20​​ milhões de nativos digitais – nascidos e criados a partir da década 1980, na era dos games e da internet. Esse grupo, no qual nossos estudantes estão inseridos, está exposto a estímulos e informações a todo momento. Se a tecnologia faz parte da rotina dessas crianças e jovens, por que não a utilizar a favor do processo de aprendizagem? Pensando nisso, a professora de inglês Juliana Villas Boas propôs um modo diferente de estudar os animais selvagens com as turmas do 1º ano do Ensino Fundamental: a realidade virtual.

​​ Texto auxiliar da imagem 


Com os óculos de realidade virtual, é possível ir até o lugar do conhecimento, tornando-o mais palpável. “Resolvi levar os estudantes até o deserto para verem os camelos, até a savana para verem zebras, leões e elefantes, e até as regiões polares para verem os ursos e os lobos", afirma Juliana. ​

A professora observa também que os estudantes ficam empolgados quando as atividades envolvem tecnologia: “​eles colaboram mais, aprendem instintivamente e se engajam nas propostas". O resultado? Estudantes usando a língua inglesa de forma autêntica, engajados e aprendendo brincando.