Nosso colégio teve uma semana especial entre os dias 18/4 e 22/4: a Semana da Biblioteca. O evento contou com uma Feira do Livro e atividades diferenciadas para cada nível de ensino, a fim de incentivar o hábito da leitura, desenvolver conhecimentos e estimular a imaginação dos estudantes.
A escolha da data se deu em razão do Dia Nacional do Livro Infantil, celebrado em 18 de abril. O dia é voltado ao reconhecimento da importância da literatura voltada às crianças, fonte de estímulo à imaginação e à criatividade, fatores essenciais para o desenvolvimento intelectual. Além disso, também marca o nascimento de Monteiro Lobato, um dos escritores brasileiros mais importantes desse gênero.
A Feira do Livro ocorreu no Salão Multiuso, das 9h30 às 18h30, com a parceria de três livreiros expositores: Vira Livros, Prefácio e Editora Iriar. As turmas da Educação Infantil e Anos Iniciais tiveram momentos de visita ao espaço e as famílias puderam prestigiar a feira nos horários de saída e entrada das aulas.
Marcaram presença como convidados para a condução das atividades os autores Cadu, Iria Muller, Luciano Pontes, Filipe Nunes e Fred Linarde, além de Rafael Machado, da Cia das Letras, e o Analista de Tecnologias Educacionais da Rede Marista, Guilherme Bihalva.
Cadu foi o responsável por momentos criativos com muitas histórias, desenhos e amigos imaginários com a Educação Infantil, 1º, 2º e 4º anos do Ensino Fundamental. Já os 3º anos tiveram contação de histórias sobre Porto Alegre, com Iria, e os 5º anos ouviram a divertidas histórias do autor Luciano Pontes.
Mangás e HQ's foram os temas dos bate-papos dos 6º e 7º anos com Rafael Machado, da Cia das Letras. Para os estudantes dos 8º e 9º anos, a atividade foi uma oficina sobre criação de podcasts e edição de vídeos. Por fim, as turmas do Ensino Médio participaram de um bate-papo sobre o processo de Escrita Criativa com os escritores Filipe Nunes e Fred Linardi.
Além das atividades, o clube do livro Leituração organizou um sarau, onde os participantes do grupo puderam recitar poemas e trechos de livros, cantar músicas com letras especiais e conversar sobre suas expressões artísticas favoritas.
A bibliotecária do Marista Ipanema, Suanny Coronel, comemorou o sucesso da semana. “Foi maravilhoso vivenciar, novamente em formato presencial, a Semana da Biblioteca. Os estudantes se envolveram bastante com as atividades e, junto de suas famílias, curtiram com empolgação a Feira do Livro", comenta.