Navegar para Cima

Notícias

Marista Ipanema lança sistema digital de aprendizagem para o Ensino Médio

06/03/2023
Educação
Plataforma reúne material didático interativo que possibilita o aprofundamento dos estudos para os jovens

​Estar em sintonia com a atualidade faz parte do nosso ser marista. Por isso, buscamos constantemente novas possibilidades de aprendizagens, que conversem com a realidade do mundo e incentive os estudantes a vivenciarem os estudos com dinamismo, interação e protagonismo. 

Conectados com esses desafios, nosso Colégio lançou uma nova plataforma digital de material didático. Produzida pela FTD Educação em parceria com a União Marista do Brasil (UMBRASIL), o Sistema Marista de Educação (SME) visa proporcionar aprendizagem imersiva e intuitiva.

WhatsApp Image 2023-03-06 at 13.24.23.jpeg

A iniciativa, que está sendo planejada desde 2016, será implementada de forma gradual primeiramente nas turmas de 1º ano do Ensino Médio.  A Plataforma Iônica será um ambiente virtual para as aulas, que, além de disponibilizar um grande acervo de livros didáticos, também possibilitará aos professores um maior acompanhamento do envolvimento dos estudantes com os conteúdos, aplicação de trabalhos, provas e compartilhamento de materiais extras. ​

O Coordenador Socioeducacional Regional dos Colégios Maristas, Renato Capitani, conta que a mudança para o digital envolveu muito estudo, preparação e escuta das famílias e dos estudantes. “Buscamos realizar essa implementação pelos motivos certos, fugindo de modismos e focando em como isso qualifica a aprendizagem, como isso se conecta com as linguagens, como se aproxima com as vivências deles [estudantes], que são próprias do tempo em que vivemos”, destaca.

WhatsApp Image 2023-03-06 at 13.58.01.jpeg

A fim de qualificar esse novo processo em sala de aula, os professores participaram de uma formação antes do início do ano letivo para conhecer as novas possibilidades de ensino. Já os estudantes participaram de um momento imersivo para apresentação da nova plataforma do início​ das aulas.

 De forma didática, a plataforma irá ampliar as possibilidades de conhecimento. Através da Plataforma Iônica, serão oferecidos não apenas os livros educacionais digitais, mas também conteúdo multimídia, tais como vídeos, infográficos, jogos, exercícios com feedbacks imediatos, entre outros recursos interativos. A ideia é que esse ambiente virtual de aula possa conduzir o estudante, mostrando caminhos para o aprofundamento de conteúdos de seu interesse e aperfeiçoamento dos estudos.

“Essas oportunidades de links de outras conexões não são oportunizadas pelo material físico tradicional, e é nisso que nós estamos interessados”, explica Fernando Degrandis, Vice-diretor Educacional do Marista Ipanema. Contudo, ele destaca que a mudança não representa apenas a troca do material didático impresso para o digital.  “A Iônica é uma plataforma riquíssima e, para além de todo o conteúdo, existem também as possibilidades de outras conexões e outras sugestões que os estudantes e os professores vão trazer e enriquecer essa aula”, complementa.

WhatsApp Image 2023-03-06 at 13.21.37.jpeg

Para a estudante Yasmin Manica, a novidade é empolgante, pois será uma nova forma de estudar. “É uma coisa diferente e que a gente nunca tinha experimentado antes, mesmo com os dois anos de aula online”, aponta em referência às aulas online no período de pandemia. “Como tem mais recurso, vamos poder acessar o conhecimento de várias formas ao mesmo tempo e ainda escolher quais que funcionam melhor para cada pessoa”, afirma a estudante. 

A Diretora de Inovação, Avaliação e Parcerias da FTD Educação, Ceciliany Alves Feitosa, salienta que esse movimento busca a aproximação e um engajamento maior dos jovens com a experiência de aprendizagem do Ensino Médio. “Nós não podemos ter um mundo lá fora e outro aqui dentro [da escola] em termos de experiência de aprendizagem, então estamos muito seguros de que é o momento ideal para a implementação”, pontuou Ceciliany.

WhatsApp Image 2023-03-06 at 13.21.06.jpeg