Já ouviu falar em pensamento computacional? Aqui no Marista Ipanema essa é umas das metodologias utilizadas para estimular o raciocínio lógico de estudantes do 4°e 5° ano do Ensino Fundamental.
As turmas têm aulas semanais fixas para desenvolver as habilidades do Pensamento Computacional, através de atividades e jogos online e offline, com orientação do professor Felipi Wood. O conceito mobiliza conhecimentos para solucionar com eficiência os mais diversos problemas, não apenas no que se refere a tecnologia como também em relação as demais áreas do conhecimento.
Responsável pela coordenação do Estúdio de Robótica e pelo Espaço Maker, a monitora de Tecnologias Educacionais Daniela Galante explica que o pensamento computacional busca aplicar a lógica do pensar do computador para encontrar soluções para situações da vida diária. "Nosso trabalho é despertar nos estudantes a consciência dessa lógica que vai preparar ele para resolver questões de matemática, ciências ou outra disciplina, mas também a encontrar soluções para arrumar o quarto, organizar uma rotina ou até mesmo pensar em estratégias para se arrumar mais rápido e não se atrasar para um compromisso", simplifica.
Para que isso seja possível, em sala de aula o pensamento computacional é trabalhado a partir de 4 pilares gerais. São eles:
Decomposição: se refere à habilidade de decompor um problema grande em partes menores para facilitar a compreensão e resolução.;
Abstração: é a capacidade analisar o que é mais relevante para a resolução do problema, filtrando as prioridades e o que pode ser deixado de lado;
Reconhecimento de padrões: busca reconhecer as repetições e similaridades para encontrar soluções;
Pensamento algorítmico: está ligado ao uso da lógica e da racionalidade para, a partir da sistematização, criar soluções para uma situação.
“O mais legal é ver que os estudantes estão aprendendo e levando esses conceitos para outros momentos. As professoras já nos contaram que em sala aula eles comentam 'isso é igual tal etapa do pensamento computacional'", compartilha o professor Felipi.
Capacitação de educadores
Certos da importância do pensamento computacional para o desenvolvimento de habilidades essenciais para as crianças e jovens, como a autonomia e a criatividade, o Marista Ipanema pretende ampliar o estudo no Colégio.
Durante este ano, estão previstas capacitações para preparar os professores e educadores de diferentes níveis de ensino. A ideia é que o conceito seja aplicado em sala de aula desde a Educação Infantil, de forma leve e divertida. Assim, posteriormente ao chegar no 4º ano, os estudantes poderão se aprofundar nos conteúdos e na lógica computacional e as nomenclaturas serão formalmente apresentadas.
Dica para desenvolver o pensamento computacional
Quer desenvolver habilidades do pensamento computacional se divertindo? Nossos monitores de Tecnologias Educacionais separaram uma dica de jogo online perfeita para isso: Estacionando na Cidade na Hora do Rush.
O jogo te convida a ir para algumas das cidades mais famosas do mundo para encontrar para estacionar carros esportivos em vagas bem apertadas. O objetivo é criar estratégias eficazes com muita criatividade e raciocínio lógico para solucionar esse desafio. Acesse aqui e divirta-se!