Sala de aula

Projeto de Vida Marista

​​​​​​​​​​​​Quais cami​nhos trilhar para fazer as suas escolhas?​

imagem pdv.png

Durante a trajetória no Ensino Médio, o estudante poderá escolher quais projetos participar, construindo sua trilha de aprendizado e vivenciando experiências que o auxiliarão nas escolhas da vida.

Olim​​píadas do Conhecimento: inciativas que proporcionam a participação do estudante em competições de várias áreas do conhecimento, a partir da monitoria de educadores do colégio. Estimula a capacidade de resolução de problemas e a competitividade.

Artes: articulação de cultura, fé e vida fazem parte da proposta marista de educação. Por meio das diversas expressões artísticas, cada estudante constrói a própria identidade.

Monitoria: estudantes protagonizam o processo de ensino-aprendizagem por meio de encontros semanais. Aprender com os pares e aprender a ensinar e a desenvolver a liderança são alguns dos objetivos do projeto.

Mostra do Conhecimento: produção de artigos científicos avaliados por banca de examinadores. Trata-se de uma etapa seletiva para a Mostra Marista de Iniciação Científica, que acontece na PUCRS, em Porto Alegre. Desenvolve o pensamento científico, a pesquisa e a utilização de metodologias.

Marista Empreendedor: projeto que propõe o d​esenvolvimento de empresas, serviços e produtos com relevância para a sociedade. Destacam-se o trabalho em equipe, a criatividade e a projeção de carreira pessoal.

Preparação para exames externos: preparação para exames seletivos, por meio de simulados e aulões preparatórios para ENEM e PAS, visando à continuidade dos estudos no ensino superior.

Internacionalização: programa que possibilita a ampliação da leitura de mundo por meio do Intercâmbio Marista, com destino a diversos países, e do High School, em que o estudante pode cursar os currículos brasileiro e norte-americano simultaneamente no Colégio.

Voluntariado: vivência em que o estudante se coloca a serviço de jovens de realidades menos favorecidas. O projeto estimula o desenvolvimento da empatia, do compromisso social e da responsabilidade.

SIMJOPA: simulação de organismos nacionais e internacionais realizada e vivenciada pelos estudantes. Protagonismo, comunicação e flexibilidade são algumas das habilidades desenvolvidas.

Núcleo de aprofundamento: cursos oferecidos por áreas do conhecimento, ampliando o repertório de prática e pesquisa. Possibilita ao estudante aprendizagem por meio de metodologias ativas.

Esportes: foco em aprendizagem de valores, espírito de equipe, liderança e convi​​vên​cia entre atletas, que são incentivados a participar de campeonatos de diversas modalidades esportivas.

Encontros de Formação Marista: desenvolvimento de reflexões de vida com base nos valores cristãos e foco central no desenvolvimento de competências socioemocionais. Nos encontros, os estudantes são incentivados ao convívio com ​​o próximo, à prática da cidadania e à reflexão sobre a construção de projetos de vida.​

Projeto de Vida Marista nos veículos de comunicação

​Metrópoles: "Colégio investe em programa que prepara jovens para o futuro​"