Atividades Complementares

28_Easy-Resize.com.jpg

O ensino de artes ajuda a criança a expressar seus sentimentos. Com um vocabulário ainda em formação e/ou falta de maturidade para se fazer entender em assuntos mais complexos, muitas vezes, a criança acaba silenciando suas percepções, mesmo que de maneira não intencional. Por meio da arte, expressão artística e suas diversas linguagens não-verbais (pintura, desenho, música, teatro, escultura), livres por natureza, é possível entender crianças e jovens, e conscientizá-los de que eles têm uma voz que merece ser ouvida.

Nesse sentido, no Marista Roque, os estudantes têm a oportunidade de desenvolver a criatividade e os seus talentos por meio das atividades realizadas pelo Departamento de Educação Artística e Cultura (Deac). Teatro, Dança, Coral Infantil, Vocal Juvenil e Instrumental estão entre as modalidades oferecidas para que os alunos possam se expressar artisticamente. Ao longo do ano, os resultados do trabalho realizado são apresentados em eventos, como os esp​etáculos de Páscoa e Natal, e participações em atividades do Colégio e de outras unidades maristas.​

​Por que ensinar Educação Artística e Cultura?

O ensino de artes permite entender a sociedade e o reflexo direto do tempo em que foi criada. Por meio dela, é possível situar a história e até mesmo compreender o que se passava em determinado período. Assim, de uma forma subjetiva e ao mesmo tempo objetiva, é possível trabalhar uma série de outros temas relacionados às disciplinas do currículo básico, enriquecendo a aprendizagem.

O ensino de artes renova os aspectos da vida. A arte implica em utilizar competências cognitivas, sociais, motoras, dentre outras, para alterar e recombinar esses aspectos como um todo, pois, para criar, é necessário sentir a plenitude do ser e suas intensas e frequentes mudanças.

Além disso, a arte permite encontrar o belo em qualquer lugar que seja: na singularidade ou no que é considerado fora do padrão estético. Com essa consciência, o estudante se torna mais inclusivo no sentido de aceitar o que é diferente, se abrindo à diversidade e se tornando um cidadão crítico e participativo.

Competências e habilidades

A arte tem, ainda, o importante papel de impactar as pessoas, incluindo a história e os diferentes sistemas culturais. No ambiente escolar, esse impacto é responsável por gerar uma série de benefícios aos estudantes, como mudanças positivas no comportamento, diminuir o nível de estresse e ansiedade e, ao mesmo tempo, aumentar a autoestima e autopercepção. Além do mais, atividades artísticas estimulam a capacidade de concentração e de organização lógica do pensament​o abstrato, levando a novos e positivos hábitos de estudo.