Navegar para Cima

Atividades Complementares

Robótica

Atividade amplia a criatividade, o raciocínio lógico, o trabalho em equipe, entre outras habilidades.

​​​​Está presente no currículo dos Colégios da Rede Marista o incentivo à prática da Robótica Educacional, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. No Marista Roque, diversas iniciativas inovadoras são estimuladas, com o objetivo de envolver a tecnologia no cotidiano escolar.

A Robótica Educacional, enquanto processo de aprendizagem, desafia os estudantes a serem protagonistas e pensarem de forma criativa e prática, por meio da resolução de situações-problema. Durante as aulas, eles executam um conjunto de instruções, desenvolvem o senso colaborativo ao trabalharem em grupos, e ainda constroem seus próprios conhecimentos através das propostas realizadas. 

Benefícios da Robótica Educacional

A prática da Robótica Educacional representa, pedagogicamente, um aprendizado multidisciplinar. Conforme explica o conceito de STEAM – sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática –, ela faz parte de uma metodologia integrada e baseada em projetos, pautada em formar cidadãos com diversos conhecimentos.​​​

Dessa forma, a Robótica Educacional promove o raciocínio lógico, o senso crítico, o trabalho em equipe, a autonomia, a coordenação motora, a conc​​​​​​entração e a criatividade. Além disso, alguns conceitos de Física e Matemática também são retomados durante as atividades, de maneira lúdica e desafiadora, a fim de unir teoria e prática.  

Festival​

Anualmente, o Festival Marista de Robótica reúne centenas de estudantes e educadores dos Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista, para se enfrentarem em desafios que aliam estratégia, espírito de equipe e tecnologia. ​​