Níveis de Ensino

Educação Infantil

Nessa fase, cada detalhe é importante para a construção do repertório de significados.

​​​​Nos primeiros anos da vida escolar (3 a 6 anos), valorizamos o cuidado e o desenvolvimento pedagógico das crianças. Nessa fase, cada detalhe é importante para a construção do repertório de significados, contribuindo para que as crianças assimilem, desde cedo, a socialização, a autonomia, a cooperação e a solidariedade.​

ESPAÇOS PEDAGÓGICOS

Na Educação Infantil, os espaços pedagógicos são organizados de acordo com o projeto vivenciado em cada turma. Neles, as crianças transitam entre planetas, oceanos, florestas, sítios, feiras, mercados e outros ambientes, planejados e elaborados para vivenciar experiências únicas e cheias de aprendizados. A partir das observações sanitárias e protocolares, os territórios pedagógicos foram repensados e validados para este novo período que exige restrição do uso do espaço e dos materiais, mantendo-se a essência da proposta e respeitando o que a criança faz de mais sério, que é o brincar.

INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA

A investigação científica na Educação Infantil estimula a pesquisa, aguça a curiosidade e desafia o estudante a fazer pequenas descobertas, seja no Laboratório de Ciências ou nos espaços pedagógicos da escola.

PROTAGONISMO INFANTIL

Os projetos pedagógicos são criados a partir dos questionamentos e das intervenções das crianças. Assim, são desenvolvidas iniciativas interdisciplinares que incentivam a criatividade, o trabalho em equipe e o lúdico. As atividades vão além da sala de aula, estendendo-se a outros espaços, como o Ateliê de Arte, e utilizam materiais artísticos, pedagógicos e naturais, como conchas e folhas secas.

​POESIA E MUSICALIZAÇÃO

O processo de alfabetização e letramento perpassa por diferentes práticas pedagógicas. Ao escutar poemas, brincar com os sons, encontrar rimas e palavras, as crianças passam a compreender melhor a linguagem falada. Já a musicalização estimula a sensibilidade, a expressão, o movimento e a socialização, por meio de atividades lúdicas que envolvem canto, execução de instrumentos e brincadeiras com música.

28239_Ascomk_Campanha 2020 - Materiais Site_botao.png