Nos primeiros anos da vida escolar (3 a 6 anos), valorizamos o cuidado e o desenvolvimento pedagógico das crianças. Nessa fase, cada detalhe é importante para a construção do repertório de significados, contribuindo para que as crianças assimilem, desde cedo, a socialização, a autonomia, a cooperação e a solidariedade.
AUTOCONHECIMENTO
Reconhecer e respeitar a individualidade de cada criança contribui para que ela desenvolva autoconhecimento, confiança e autonomia. Por isso, nossos projetos pedagógicos contemplam a escuta, a percepção do estudante sobre a sua identidade e a integração social. As iniciativas vão desde a observação de autorretratos e espelhos até as atividades de expressão corporal.
FORMAÇÃO DO LEITOR
Envolver educadores, estudantes e famílias com o intuito de promover o gosto pela leitura é o objetivo do projeto Contador de Histórias. Os livros são levados para casa, para que no retorno à sala de aula, sejam interpretados com o protagonismo de cada estudante. Outras atividades, como hora do conto e Autor Presente, complementam esse trabalho, criando espaços de troca e aprendizagem.
POESIA E MUSICALIZAÇÃO
O processo de alfabetização e letramento perpassa por diferentes práticas pedagógicas. Ao escutar poemas, brincar com os sons, encontrar rimas e palavras, as crianças passam a compreender melhor a linguagem falada. Já a musicalização estimula a sensibilidade, a expressão, o movimento e a socialização, por meio de atividades lúdicas que envolvem canto, execução de instrumentos e brincadeiras com música.
PROTAGONISMO INFANTIL
Os projetos pedagógicos são criados a partir dos questionamentos e das intervenções das crianças. Assim, são desenvolvidas iniciativas interdisciplinares que incentivam a criatividade, o trabalho em equipe e o lúdico. As atividades vão além da sala de aula, estendendo-se a outros espaços, como o Ateliê de Arte, e utilizam materiais artísticos, pedagógicos e naturais, como conchas e folhas secas.
INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA
A investigação científica na Educação Infantil estimula a pesquisa, aguça a curiosidade e desafia o estudante a fazer pequenas descobertas, seja no Laboratório de Ciências ou nos espaços pedagógicos da escola.
INSERÇÃO LÚDICA DO ALFABETO E NÚMEROS
Na Educação Infantil, há a inserção lúdica do alfabeto e dos números que nesta fase de aprendizado são trabalhados através de campos de experiência. Um dos projetos mais significativos desenvolvidos para os estudantes nesta fase é a Pescaria Letrada.
ESPAÇOS PEDAGÓGICOS
Os espaços pedagógicos são organizados de acordo com o projeto vivenciado em cada turma. Neles, as crianças transitam entre planetas, oceanos, florestas, sítios, feiras, mercados e outros ambientes planejados e elaborados para vivenciar experiências únicas e cheias de aprendizados.