Níveis de Ensino

Ensino Fundamental - Anos Finais

Além de oferecer um currículo adequado, incentivamos o estudante a assumir seu protagonismo.

​Os desafios se acentuam nesse período da vida escolar. Por isso, além de oferecer um currículo adequado, a educação marista também incentiva o estudante a assumir seu protagonismo, visando a sua formação em todas as dimensões. Dessa forma, o jovem se torna apto e preparado para planejar seu futuro.​

METODOLOGIA INOVADORA

Nos Anos Finais, o currículo é organizado por áreas do conhecimento e a aprendizagem se dá por meio de sequências didáticas. Esta metodologia integra diferentes saberes, propondo aos estudantes tarefas e desafios que incentivam o desenvolvimento de competências como protagonismo, capacidade analítica e trabalho em equipe.

DESAFIOS DO CONHECIMENTO

Por meio de simulados, avaliações e projetos pedagógicos, incentivamos nossos estudantes a participarem das Olimpíadas de Conhecimento como: Astronomia e Astronáutica (OBA), Matemática (OBMEP) e Ciências (ONC) além de Concursos Literários. O objetivo é desafiá-los a ampliar as aprendizagens que transcendem o ambiente escolar e despertar talentos nas diferentes áreas do conhecimento.

ESTUDA MAIS

O projeto Estuda Mais foi criado para auxiliar os estudantes dos Anos Finais e Ensino Médio no reforço dos seus estudos e no esclarecimento de dúvidas nos componentes curriculares, desenvolvendo assim, as potencialidades dos alunos em temas específicos. Através de estratégias pedagógicas mais personalizadas, as atividades respeitamos diferentes ritmos dos estudantes.

VIAGENS DE ESTUDO

Com o objetivo de ampliar os conhecimentos e relacionar a aprendizagem de sala de aula ao cotidiano, nossas práticas pedagógicas contemplam viagens para diferentes cidades do estado. Além do exercício da autonomia e da investigação, as saídas de estudo proporcionam atividades pedagógicas e lúdicas e também visitas a locais históricos do Rio Grande do Sul. As viagens de estudo estão temporariamente suspensas em virtude da pandemia. Tão logo tenhamos uma situação sanitária controlada e segura, as atividades serão retomadas.

​FORMAÇÃO DE LIDERANÇAS

O estímulo ao protagonismo e a participação juvenil é parte fundamental da formação integral marista. Reconhecer os/as estudantes como indivíduos com capacidade de planejar, executar e avaliar a ação educativa os torna sujeitos da sua trajetória. Nas ações realizadas pela Pastoral Escolar, onde os principais objetivos são promover o bem, a solidariedade e despertar o senso de liderança por meio da acolhida, do diálogo e da intervenção por uma sociedade mais justa e melhor para todos, os estudantes são desafiados a vivenciar na prática estes conceitos. A construção da liderança também é estimulada através da participação em grupos, como o Grêmio Estudantil, o voluntariado e a Pastoral Juvenil Marista (PJM).​

28239_Ascomk_Campanha 2020 - Materiais Site_botao.png