Nossos Diferenciais

Formação Humano-Cristã

Momentos de formação que levam o estudante a refletir sobre seu papel no mundo

A Formação Humano-cristã, visa promover momentos de vivência dos estudantes com eles mesmos, com os outros, com o meio e com Deus. Segundo o legado de Champagnat, não se trata de ensinar apenas as Ciências Humanas, mas preparar o ser como um todo: seu coração, sua  mente, sua liberdade. A Formação humana-cristã proporciona uma educação de valores, motivando para o cuidado do próximo e da obra de Deus, transformando-os em agentes transformadores da realidade. É um momento para trabalhar temas pouco tratados em outros  espaços, e que ajudam no discernimento de questões fundamentais a vida, como: identidade, família, valores, solidariedade, afetividade, sexualidade, sentido da vida, consumismo, sustentabilidade, protagonismo, voluntariado, educação na  fé, entre outros.

É um programa alinhado com o projeto Educativo Marista e acontece durante o decorrer das aulas, em momentos agendados, do qual se exige preparação, planejamento, objetivos, dinamização e integração. Por meio dos momentos de formação, alinhado com a pedagogia marista, procura-se desenvolver a formação integral dos sujeitos, integrando as dimensões ética, social, política, cognitiva e religiosa.

​​​Segundo o coordenador de Pastora, Neimir Mentges, "proporcionamos momentos de formação, que levam o estudante a refletir sobre seu papel no mundo, despertando para a responsabilidade consigo, com o outro e com a sociedade. Contamos também com a Pastoral Juvenil Marista (PJM), composta por grupos de jovens que promovem a evangelização e a formação de lideranças por meio da convivência, da construção da consciência crítica, da solidariedade e da espiritualidade marista." ​

Diante disso, cada unidade possui o Serviço de Pastoral Escolar, (SPE), que planeja, articula, organiza e executa as atividades pastorais.  A ação pastoral é realizada de modo sistemático, com formação continuada,  transversal e inculturada, de acordo com as especificidades da unidade. Ainda, o SPE executa os programas pastorais, procurando atender a todos os membros da comunidade educativa.

São os programas pastorais:

- PROGRAMA FORMAÇÃO HUMANO-CRISTÃ

- PROGRAMA GRUPOS DA PJM

- PROGRAMA FORMAÇÃO DE PASTORALISTAS

- PROGRAMA CULTIVO DA FÉ

- PROGRAMA VOLUNTARIADO

- PROGRAMA MINISTÉRIO DA CATEQUESE

A Pastoral Escolar é compreendida pela Rede Marista  como uma atitude nascida da fé que se compromete no seguimento a Jesus de Nazaré, acontecendo de forma orgânica, sistêmica, progressiva, colegiada, duradoura e avaliada, com metodologia e linguagem próprias. Implica o envolvimento ativo de toda a comunidade educativa no serviço aos necessitados, no diálogo com o mundo, na denúncia e no anúncio profético, na participação em comunidades, no aprofundamento da fé e no cultivo da espiritualidade. ​