Nossos Diferenciais

Tecnologia educacional

​​As tecnologias educacionais fazem parte do cotidiano de ensino-aprendizagem do Colégio Marista Santa Maria da Educação Infantil ao Ensino Médio. Conheça a seguir, recursos importantes utilizados para potencializar a construção do conhecimento, disponíveis aos educadores, estudantes e famílias.

Marista Virtual 3.0

O Marista Virtual 3.0 é um moodle, ambiente virtual de aprendizagem, personalizado e exclusivo para os Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista. Constitui uma ferramenta de apoio aos educadores durante as atividades regulares e a plataforma de trabalho central para as aulas online nos Anos Finais (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental e Ensino Médio que estão ocorrendo no período de distanciamento social ocasionado pela pandemia do covid/19. Nesse espaço, o professor organiza uma trilha de aprendizagem, podendo disponibilizar resumos, mapas conceituais, arquivos em Power Point utilizados durante a aula, recursos em vídeo, áudio e links externos. Também proporciona a interação entre os estudantes e educadores, viabilizando o desenvolvimento de exercícios, questionários online, trabalhos avaliativos e páginas colaborativas, como as Wikis, que podem ser abertas para a contribuição de todos, como um glossário coletivo, por exemplo. É no Marista Virtual 3.0 também que os estudantes do 3º ano do Ensino Médio estão acompanhando mais de 40 conteúdos interativos voltados à preparação dos terceiranistas para avaliações externas como Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e Vestibulares.

Office 365

Ao ingressar como estudante no Colégio, cada aluno recebe um endereço de e-mail institucional, que está vinculado à plataforma Microsoft, que proporciona ao estudante usufruir e fazer download em seu computador ou smartphone de todas as ferramentas da plataforma Office 365. Entre os recursos mais utilizados estão o Teams e o Onedrive. O primeiro deles é um aplicativo para reuniões online e repositório de arquivos, muito usado atualmente para realização de aulas virtuais, as lives. O segundo é uma plataforma de disponibilização de arquivos em nuvem que pode ser acessado de qualquer local, tendo-se o acesso à internet. Cada estudante tem disponível um terabyte para armazenamento tanto de documentos da escola, quanto pessoais. O Onedrive também é uma das principais ferramentas utilizadas para compartilhamento e envio de atividades pedagógicas para os estudantes e famílias da Educação Infantil e dos Anos Iniciais (1º ao 5º ano) do Ensino Fundamental durante a suspensão das aulas em virtude da pandemia do coronavírus.

Laboratório Móvel de Informática

O Laboratório Móvel de Informática foi inserido no cotidiano pedagógico escolar em 2019. É uma estrutura que substitui a tradicional sala de informática, proporcionando maior mobilidade no acesso e trabalho com computadores para práticas educativas. São 24 notebooks de alta tecnologia, equipados com diversos programas e funcionalidades, que podem ser usados na dinâmica das aulas, seja dentro da sala ou em outros ambientes que favoreçam a aprendizagem dos estudantes, tornando a construção do conhecimento mais interativa, atraente e inovadora. Para este trabalho, o educador faz o agendamento online do Laboratório Móvel e a equipe de Tecnologia Educacional leva e monitora junto com o professor as atividades com as turmas. Além disso, são equipamentos multiuso, ou seja, sendo a tela móvel, podem ser usados tanto como notebook, quanto como tablet. Entre as práticas pedagógicas já realizadas estão simulados, questionários online, jogos educativos e quiz.

Salas de aulas equipadas

O espaço pedagógico da sala de aula é um dos elementos fundamentais na aprendizagem.  Por isso, as salas do Colégio Marista Santa Maria, desde o 3º ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio são equipadas com computadores, kit multimídia, projetores, algumas com lousa digital interativa, outras com película de inscrição. Os computadores auxiliam nas dinâmicas das aulas, agilizam os processos pedagógicos planejados pelo educador e proporcionam um recurso tecnológico fundamental para trazer elementos criativos e inovadores no trabalho sobre os conteúdos nas diferentes Áreas do Conhecimento. As salas de aula do Ensino Médio, também possuem estrutura ainda mais interativa e sistema de projeção com Apple TV, tecnologia que amplia as possibilidades educativas em uma fase de preparação para as avaliações externas e ingresso no Ensino Superior. Já na Educação Infantil, no 1º e 2º ano do Ensino Fundamental, os educadores e estudantes contam com carrinhos móveis  equipados com computador, projetor, kit multimídia e internet que são utilizados para exibição de vídeos e outros materiais de acordo com o planejamento do professor.

Robótica educacional

Iniciativa inovadora que insere a tecnologia no cotidiano escolar, dinamizando o jeito de ensinar e aprender. Juntos, estudantes e educadores constroem maquetes e robôs para solucionar situações-problema. Assim, é desenvolvido o raciocínio lógico, a criatividade, entre outras habilidades. Todos os anos, o Festival Marista de Robótica reúne os Colégios e as Unidades Sociais em uma competição que alia estratégias e conhecimentos.