Nossos Diferenciais

Formação Humano-Cristã

Momentos de formação que levam o estudante a refletir sobre seu papel no mundo

​​​A Formação Humano-Cristã, visa promover momentos de vivência dos estudantes com eles mesmos, com os outros, com o meio e com Deus. Segundo o legado de Champagnat, não se trata de ensinar apenas as Ciências Humanas, mas preparar o ser como um todo: seu coração, sua  mente, sua liberdade. A Formação Humana-Cristã proporciona uma educação de valores, motivando para o cuidado do próximo e da obra de Deus, transformando-os em agentes transformadores da realidade. É um momento para trabalhar temas pouco tratados em outros  espaços, e que ajudam no discernimento de questões fundamentais a vida, como: identidade, família, valores, solidariedade, afetividade, sexualidade, sentido da vida, consumismo, sustentabilidade, protagonismo, voluntariado, educação na  fé, entre outros.

É um programa alinhado com o projeto Educativo Marista e acontece durante o decorrer das aulas, em momentos agendados, do qual se exige preparação, planejamento, objetivos, dinamização e integração. Por meio dos momentos de formação, alinhado com a pedagogia marista, procura-se desenvolver a formação integral dos sujeitos, integrando as dimensões ética, social, política, cognitiva e religiosa.

​​​Segundo a coordenadora de Pastoral Escolar, Sabrina Mosena, "proporcionamos momentos de formação, que levam o estudante a refletir sobre seu papel no mundo, despertando para a responsabilidade consigo, com o outro e com a sociedade. Contamos também com a Pastoral Juvenil Marista (PJM), composta por grupos de jovens que promovem a evangelização e a formação de lideranças por meio da convivência, da construção da consciência crítica, da solidariedade e da espiritualidade marista." ​

Projetos de Formação Humano-Cristã

Os momentos de formação são articulados em parceria com o Serviço de Orientação Educacional, e são dinamizados de acordo com a idade dos estudantes. A Educação Infantil e os 1º e 2º anos dos Anos Iniciais são atendidos pelo projeto Marista Sou, que visa desenvolver valores humanos e cristãos, bem como a proximidade com o sagrado, integrando fé, cultura e vida, respeitando cada indivíduo no seu modo de agir e suas crenças. Oportunizando a criança, através dessas vivências, situações que o levem a se conectar com a interioridade, a desenvolver relações de amizade, para a construção do ser.

Os 3º e 4º anos são apresentados ao projeto Marista Mais, que busca proporcionar o desenvolvimento da espiritualidade e do controle emocional, por meio de encontro formativos, momentos de interação, reflexão, meditação e vivências o desenvolvimento de competências socioemocionais, valorizando sempre as atitudes positivas do ser humano.

O 5º ano, os Anos Finais e o Ensino Médio, além dos encontros de formação que vão acontecendo ao decorrer do ano, também participam do projeto Compartilhe, que objetiva a formação para a cultura da solidariedade, projeto que promove o encontro e a troca de experiências de vida com estudantes de rede municipal de ensino, saindo da cultura da arrecadação e doação para a cultura da missão, da presença e do protagonismo.

Acesse aqui e saiba mais sobre o trabalho da nossa Pastoral Escolar.