Nossos Diferenciais

ROBÓTICA EDUCACIONAL

Iniciativa inovadora que insere a tecnologia no cotidiano escolar, dinamizando o jeito de ensinar e aprender.

As aulas de robótica educacional do Colégio Marista Santa Maria são ofertadas aos alunos desde o segundo ano do ensino fundamental.

As práticas desenvolvidas durante as aulas propõe o desenvolvimento e o aprimoramento de algumas habilidades cognitivas e intelectuais, tais como: coordenação motora, orientação espacial, trabalho em equipe, liderança, proatividade, raciocínio lógico e matemático. Além disso, proporcionam aos alunos o desenvolvimento prático de conhecimentos adquiridos em sala de aula nas diversas áreas do conhecimento.

As práticas são planejadas de acordo com a faixa etária dos estudantes, e conforme as habilidades são desenvolvidas e dominadas, novos desafios são propostos. Dentre as atividades executadas no Laboratório de Robótica, destacam-se: montagem de robôs, desenvolvimento de projetos (os alunos recebem um tema, desenvolvem um projeto de montagem para atender à necessidade proposta, desenvolvendo um robô com a própria criatividade), raciocínio lógico (processo de estruturação do pensamento de acordo com as normas da lógica, que permite chegar a uma determinada conclusão ou resolver um problema), introdução e desenvolvimento de conteúdos matemáticos, além da programação.

As aulas de Robótica são ofertadas nas modalidades Atividade Extraclasse e Modalidade de Representatividade. As Atividades Extraclasse são disponibilizadas aos estudantes que têm o interesse em frequentar as aulas, que ocorrem no contra turno. Já a Equipe de Representatividade é composta por alunos a partir do 5º ano, que passam a integrar a equipe de acordo com alguns critérios de seleção, como interesse, frequência, proatividade, organização, além de possuir um conhecimento técnico que possibilite o desenvolvimento das atividades.

São disponibilizadas também, a realização de atividades com drone, na Modalidade de Representatividade, e uma grande novidade, implementada em 2019, a utilização do Minecraft Education, onde os alunos são desafiados, dentro do jogo, a desenvolver uma solução, de cunho tecnológico, para uma problematização proposta no início da aula.

​Para exercitar os conhecimentos e demonstrar as habilidades dos estudantes na modalidade, todos os anos, o Festival Marista de Robótica reúne os Colégios e as Unidades Sociais em uma competição que alia estratégias e conhecimentos.​