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Nossos Diferenciais

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA EDUCADORES

Os educadores são incentivados a participar de cursos, seminários e congressos

​​A busca constante pelo aprimoramento da formação de nossos professores e funcionários faz parte do cotidiano escolar. Durante as Jornadas Pedagógicas e em outros encontros formativos realizados ao longo do ano, promovemos momentos de estudo, capacitação e integração. Os educadores maristas também são incentivados a participar de cursos, seminários e congressos com foco na educação. ​​

Através do Plano de Formação Continuada para os professores, que em  2019, chama-se Forma+Ação, o Colégio tem o poder de reconfigurar a dimensão do conhecimento, da Formação humana e valorativa das pessoas pela qualidade do serviço que oferece, (re)criando, no seu contexto, a reestruturação de aprendizagens. 

​​O Plano de Forma+ação, constitui uma proposta diferenciada, destacando-se por envolver os cerca de 80 educadores da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio em um processo de formação contínuo e institucionalizado (com atividades, acompanhamento das ações e avaliação das práticas no decorrer do ano letivo e não apenas em períodos específicos), interdisciplinar, valorizando a construção de saberes de forma coletiva e individual, e contemplando o desenvolvimento de competências de forma integral, uma relação intrínseca entre trajetória pessoal, profissional e percurso formativo do ser humano, na sua essência e totalidade. Além disso, a proposta inova ao envolver a comunidade de educativa como um todo, mobilizando educadores de diferentes setores (serviços de apoio) através de campos de responsabilidade. A proposta contribui nesse sentido para a inserção efetiva da importância da formação continuada, vivenciada, construída e (re)construída na prática diária dos educadores, no contexto da cultura escolar e da identidade pedagógica da Instituição.

​“Em nossa escola, na minha percepção, evoluiu de forma sistemática e objetiva as estratégias de planejamentos pedagógicos. Através de reuniões pedagógicas traçamos um eixo contundente para assumir com responsabilidade o nosso papel de educador. O alinhamento entre coordenações e professores permite aos mesmos, uma segurança no desenvolvimento de suas práticas, e que se reflete diretamente na excelência do nosso trabalho em sala de aula", afirma o professor de Física do Ensio Médio, Airton Coelho.​​