Navegar para Cima

Notícias

Formação continuada: um diferencial na construção da excelência acadêmica

27/12/2018
Formação
Jornadas Pedagógicas estão entre as atividades de formação.

​​​Dentro desse cenário, entre os dias 26 e 28/12 ocorre mais uma jornada pedagógica no Colégio, com o objetivo de preparar os educadores para o ano letivo de 2019​

A Formação Continuada constitui uma prática fundamental na construção de processos pedagógicos dinâmicos, inovadores, interdisciplinares e que estejam em constante diálogo com as necessidades de ensino-aprendizagem. No Colégio Marista Santa Maria, são realizadas diferentes atividades de formação que envolvem profissionais de todos os níveis de ensino. “É nosso compromisso, como gestores, desafiar o educador a valorizar, a revisitar suas experiências de vida, sua caminhada na ação educadora", explica a Coordenadora Pedagógica dos Anos Finais do Ensino Fundamental, Carla Borba.

DSC_0396.JPG

O desenvolvimento dessa proposta está alicerçado em três pilares: Seminário de Planejamento, Reuniões Pedagógicas e Jornadas Pedagógicas. Nesse cenário, para Marcia Bocca, Coordenadora Pedagógica do Ensino Médio do Colégio, “O processo implica aprofundarmos conceitos, planejarmos e 'testarmos' novas possibilidades didáticas a partir das reflexões individuais e coletivas propostas nos encontros formativos". Assim, o Plano de Formação desenvolvido contempla cerca de 20 temáticas, entre elas: Metodologias Ativas, Reestruturação Curricular, Inclusão Escolar, Cultura Juvenis, Avaliação por Área do Conhecimento, Diretrizes da Educação Infantil e Tutoria como Prática da Autoregulação da Aprendizagem.

Tal proposta visa promover mudanças, fazendo as reconstruções pedagógicas necessárias para responder às exigências que a educação nos traz, pois, como afirma Clarissa Cáceres, Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil e Anos Iniciais do Marista Santa Maria, “um educador não pode ser considerado competente sem uma base sólida de conhecimento, habilidades, atitudes, valores e espiritualidade".

DSC_0400.JPG

Nesse cenário, entre os dias 26 e 28/12 ocorre a primeira etapa da Jornada Pedagógica no Colégio Marista Santa Maria, voltada à preparação dos educadores e das educadoras para o ano letivo de 2019. A formação envolve os e as profissionais que atuam na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Entre os destaques da Jornada está a capacitação sobre Tecnologias Educacionais, ministrada pela professora Débora Conforto, doutora em educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o planejamento das Sequências Didáticas para o próximo ano e a avaliação dos projetos e atividades realizadas em 2018.


​Além disso, no dia 26/12, Aline da Cunha, Coordenadora de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Rede Marista, realizou uma palestra a todos os educadores sobre a corresponsabilidade de cada um na missão marista, reforçando abordagens sobre o carisma, o legado de São Marcelino Champagnat, além de promover uma reflexão sobre o papel de cada um nessa jornada, sonhos e perspectivas.