Navegar para Cima

Notícias

Fórum das profissões aborda a construção de projetos de vida

10/06/2019
Preparação para o futuro
Atividade é voltada aos estudantes do Ensino Médio.

​​​​​Para integrar, refletir e oferecer subsídios sobre os caminhos a seguir ao encerrar a trajetória na Educação Básica, o Colégio realiza mais uma edição do Fórum das Profissões voltado aos estudantes do Ensino Médio. O evento promove atividades de informação e troca de experiências com especialistas e profissionais de diferentes áreas de atuação, bem como a participação em eventos de universidades de Santa Maria e da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).​

Na edição desse ano, realizada nos dias 11, 12, 13, 14 e 25/6, além de um debate sobre expectativas e planejamento para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os estudantes participaram de uma formação com o coach​ Matheus Xavier, trabalhando o autoconhecimento e possíveis escolhas profissionais a partir da definição do perfil comportamental.

"Na oficina de couching, trabalhamos com dinâmicas voltadas à construção do autoconhecimento e amadurecimento dos projetos de vida. Primeiramente, apresentei o que é e a importância do couching como uma formação que nos auxilia a sair de um estado atual e atingir um objetivo. Também fizemos um processo de fala individual onde cada um destacou uma pergunta importante para si mesmo, o que contribui para a autopercepção", explica Matheus Xavier. Além disso, através de testes sobre perfil comportamental, os estudantes definiram possibilidades de carreira profissional.

DSC_0001.JPG

Além disso, no dia 25/6, ocorreu uma roda de conversas com ex-alunos sobre suas trajetórias profissionais em diferentes áreas, como Odontologia, Medicina, Psicologia, Comunicação, Zootecnia e Veterinária.

DSC_0029.JPG

DSC_0079.JPG

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

​11/6 | Bate papo com professores assessores de área do Ensino Médio sobre o tema Expectativas e Planejamento para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)

16h30 às 17h30 | Estudantes do 1º, 2º e 3º ano EM I Salão de Atos

12/6 Projeto Coaching no Ensino Médio | Matheus Xavier

7h45 às 9h45| Turma 101 e 10 às 12h | Turma 102 | Sala 7

13/6 Projeto Coaching no Ensino Médio | Matheus Xavier

7h45 às 9h45| Turma 201 e 10 às 12h | Turma 202 | Sala 7

14/6 Projeto Coaching no Ensino Médio | Matheus Xavier

7h45 às 9h45| Turma 301 e 10 às 12h | Turma 302 | Sala 7

25/6 | Rodada das Profissões | Bate-papo com profissionais de diferentes áreas de atuação 

10h20 às 12h | Estudantes do 3º ano do Ensino Médio I Sala de Convivência

PRÓXIMAS AÇÕES

Open Campus | PUCRS

Descubra | UFSM​​

Educação marista

​Educar bem para o bem. Assim é a educação marista traduzida na prática, todos os dias. Somos movidos pelo propósito de contribuir para o desenvolvimento integral dos estudantes, atuando em sintonia com as famílias.

Nas salas de aula e nos demais ambientes educativos, aliamos a preparação acadêmica à formação de valores humano-cristãos, ao cuidado com a vida e o meio ambiente, ao despertar de talentos e a diferentes jeitos de aprender.

Em nossa proposta pedagógica, os educadores atuam como mediadores do conhecimento, isto é, incentivam nas crianças e nos jovens o gosto pela aprendizagem, a autonomia, a socialização e a troca de opiniões.

Tudo isso possibilita que o estudante marista aprenda por inteiro e seja capaz de valorizar cada novo aprendizado, tornar-se consciente e solidário, exercer a cidadania, enfrentar desafios, e, acima de tudo, ser protagonista do seu saber e da construção de um futuro melhor.

Sobre a nossa proposta pedagógica

A educação marista está alicerçada na abordagem educativa de São Marcelino Champagnat, fundador do Instituto Marista, pautada pela formação integral, afetividade, cultura da solidariedade e da paz, pela crença de que todo sujeito tem potencial para aprender.

A metodologia implementada fomenta a expressão pessoal dos estudantes através de projetos de trabalho, os quais são um convite à ruptura com práticas escolares embasadas em uma concepção de conhecimento fragmentado. Resgata o sujeito que pensa e que sente através de um currículo integrado que se relaciona com a realidade do estudante.

O estudante, na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, é visto como agente de sua aprendizagem, construtor e protagonista do seu saber, pesquisador, perseverante, criativo, crítico, autônomo, empreendedor, solidário, ético, capaz de identificar e solucionar problemas e de trabalhar em equipe. Nesse sentido, a escola representa um espaço de excelência acadêmica, mas também de construção de projeto de vida.

Sobre a Rede Marista

A missão de promover a vida é construída diariamente graças ao esforço compartilhado de mais de 10 mil Irmãos Maristas e colaboradores. Estar em rede é uma das nossas forças enquanto instituição, e essencial para dar continuidade à uma obra permeada por valores, pelo cuidado e pela fé em um mundo mais fraterno.

Estamos presentes em 23 cidades – 17 no Rio Grande do Sul, cinco na Região Amazônica e em Brasília. Levamos adiante o compromisso de evangelizar por meio de 18 Colégios, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e do Hospital São Lucas. Somos também oito Escolas Sociais Gratuitas, nove Centro Sociais, o Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer) e presença missionária e pastoral em diversos municípios. Temos mais de 47 mil estudantes e educandos. Na área da Saúde, realizamos uma média de 280 mil atendimentos e 47 mil procedimentos por ano.  

Somos a Rede Marista. Estamos presentes onde a missão se faz necessária, de Sul a Norte do país.​