Navegar para Cima

Notícias

Palestra com “O Homem da Mala Azul" ocorre dia 27/4

23/04/2018
Formação
Maurício Leite e Eliana Yunes discutem a importância da leitura

​Na próxima sexta-feira, 27/4, o Colégio realiza uma palestra com o promotor de leitura Maurício Leite – que ficou conhecido como o "Homem da Mala Azul" – e Eliana Yunes da cátedra Unesco de leitura. 

​A atividade vai contar com a presença de educadores do Colégio Marista Santa Maria e de Escolas de Educação Infantil parceiras.

O evento será realizado a partir das 18h15, no Salão de Atos do Colégio. Sobre a Mala da Leitura de Maurício Leite: A Mala da Leitura é uma iniciativa criada por Maurício, que funciona como uma biblioteca itinerante e democratiza o acesso à literatura, levando-a para locais onde populações isoladas jamais conseguiriam tocar em um livro. Com um reconhecimento, premiações e utilização internacional, as Malas de Leitura têm o aval de instituições como: Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), Unesco (Fundo das Nações Unidas para Cultura, Educação e Ciências), Harvard University, Columbia University, New York Public Library, Ministério das Relações Exteriores do Brasil, entre tantos outros apoios e suportes. Por essa iniciativa, Maurício ficou conhecido como O Homem da Mala Azul. Este ano ele também vai  para Nova York a convite da Ashoka – Innovators for the Public, uma organização americana que se propôs a apoiar e divulgar as Malas de Leitura, não só nos Estados Unidos, mais principalmente por países em desenvolvimento e também junto à comunidade educacional e de cultura.

Sobre Eliana Yunes: Eliana possui graduação em Filosofia e Letras pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Medianeira (1971), mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1974) e doutorado em Linguística pela Universidade de Málaga (1976), em Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1986), com pós-doutorado em Leitura pela Universidade de Colônia (1991). Atualmente é professora associada da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e professora visitante em diversas universidades brasileiras e do exterior. Tem experiência na área de educação, políticas públicas, administração cultural e teologia, atuando principalmente na linha de formação de leitores em perspectiva interdisciplinar. Criou a Biblioteca Nacional, o Programa Nacional de leitura (Proler), é assessora do Cerlalc/Unesco e também comparte a direção da Cátedra Unesco de Leitura no Brasil.


Educação marista

​Educar bem para o bem. Assim é a educação marista traduzida na prática, todos os dias. Somos movidos pelo propósito de contribuir para o desenvolvimento integral dos estudantes, atuando em sintonia com as famílias.

Nas salas de aula e nos demais ambientes educativos, aliamos a preparação acadêmica à formação de valores humano-cristãos, ao cuidado com a vida e o meio ambiente, ao despertar de talentos e a diferentes jeitos de aprender.

Em nossa proposta pedagógica, os educadores atuam como mediadores do conhecimento, isto é, incentivam nas crianças e nos jovens o gosto pela aprendizagem, a autonomia, a socialização e a troca de opiniões.

Tudo isso possibilita que o estudante marista aprenda por inteiro e seja capaz de valorizar cada novo aprendizado, tornar-se consciente e solidário, exercer a cidadania, enfrentar desafios, e, acima de tudo, ser protagonista do seu saber e da construção de um futuro melhor.

Sobre a nossa proposta pedagógica

A educação marista está alicerçada na abordagem educativa de São Marcelino Champagnat, fundador do Instituto Marista, pautada pela formação integral, afetividade, cultura da solidariedade e da paz, pela crença de que todo sujeito tem potencial para aprender.

A metodologia implementada fomenta a expressão pessoal dos estudantes através de projetos de trabalho, os quais são um convite à ruptura com práticas escolares embasadas em uma concepção de conhecimento fragmentado. Resgata o sujeito que pensa e que sente através de um currículo integrado que se relaciona com a realidade do estudante.

O estudante, na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, é visto como agente de sua aprendizagem, construtor e protagonista do seu saber, pesquisador, perseverante, criativo, crítico, autônomo, empreendedor, solidário, ético, capaz de identificar e solucionar problemas e de trabalhar em equipe. Nesse sentido, a escola representa um espaço de excelência acadêmica, mas também de construção de projeto de vida.

Sobre a Rede Marista

A missão de promover a vida é construída diariamente graças ao esforço compartilhado de mais de 10 mil Irmãos Maristas e colaboradores. Estar em rede é uma das nossas forças enquanto instituição, e essencial para dar continuidade à uma obra permeada por valores, pelo cuidado e pela fé em um mundo mais fraterno.

Estamos presentes em 23 cidades – 17 no Rio Grande do Sul, cinco na Região Amazônica e em Brasília. Levamos adiante o compromisso de evangelizar por meio de 18 Colégios, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e do Hospital São Lucas. Somos também oito Escolas Sociais Gratuitas, nove Centro Sociais, o Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer) e presença missionária e pastoral em diversos municípios. Temos mais de 47 mil estudantes e educandos. Na área da Saúde, realizamos uma média de 280 mil atendimentos e 47 mil procedimentos por ano.  

Somos a Rede Marista. Estamos presentes onde a missão se faz necessária, de Sul a Norte do país.​​​​​​