Navegar para Cima

Notícias

Projeto sobre educação da interioridade inicia com Formação Humano-Cristã pelos Caminhos de Ivorá

18/03/2019
Espiritualidade
Atividade foi realizada no dia 14/3.

​Como uma estratégia pedagógica inovadora para trabalhar a Formação Humano-Cristã e conhecimentos sobre ecologia e práticas sustentáveis, no dia 14/3, os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, participaram de um momento de formação realizado pelos Caminhos de Ivorá. Ivorá é um pequeno município de imigração italiana, localizado a 50 km de Santa Maria. A cidade oferta um roteiro de turismo e aventura, com cachoeiras com águas cristalinas, uma mata atlântica que encobrem os morros, cânions com imensos paredões, entre outras atrações da cultura italiana.

DSC_0083.JPG

“Na viagem, os estudantes conheceram os principais pontos turísticos de Ivorá, realizando visitação ao Memorial das Águas, à Cruz Luminosa, à Cascata Cara de Índio, à Cascata Queda Livre, à Cascata Pé Seguro, momentos nos quais fazíamos reflexões interdisciplinares sobre fé, espiritualidade, qualidade de vida, além de buscarmos dialogar sobre alguns conteúdos que os estudantes estão trabalhando nas diferentes Áreas do Conhecimento", explica a coordenadora pedagógica dos Anos Finais do Ensino Fundamental, Carla Denise Machado Borba. Ela destaca também que tais momentos de formação foram realizados através de dinâmicas e atividades lúdicas em meio à natureza.

​Além disso, a atividade constituiu o lançamento de um novo projeto que será realizado no Colégio Marista Santa Maria a partir de 2019: o Projeto Interioridades, que através de diferentes abordagens e metodologias coordenadas pela Pastoral Escolar, busca trabalhar com os jovens o cuidado com a subjetividade, com a experiência interior, sobre o autoconhecimento, a saúde mental, os sentidos da vida e das trajetórias dos sujeitos.

DSC_0231.JPG

O Projeto Interioridade

De acordo com o coordenador de pastoral, Neimir Mentges, o novo projeto busca trabalhar o  quociente espiritual e as competências socioemocionais através de cinco conteúdos: o pensamento criativo, a expressão simbólica, a consciência corporal, a harmonização emocional, o crescimento espiritual. Em todas as aulas propostas, a metodologia é experimentar (sentir), descobrir (aprender) e expressar (retratar). O projeto é estruturado de forma semelhante a de uma disciplina regular semanal, dentro da grade curricular, com 30 aulas de 50 a 60 minutos.

“O projeto visa promover a capacidade de reconhecer-se a partir de dentro, para então traçar um projeto de vida, relacionar-se com outras pessoas, como um ser transcendente. Somos seres dotados de uma espiritualidade, acreditamos em um Ser superior, em algo místico, em um divino, independente da religião. Interioridade, aqui, não se trata do antônimo da exterioridade, mas sim da dispersão. Buscar o eu interior é um caminho que vai sendo construído, como um processo pessoal pedagógico de descoberta progressiva e contínua", explica Neimir Mentges.

As aulas serão realizadas através de diferentes práticas que envolvem a meditação, exercícios para trabalhar a respiração, dinâmicas sobre empatia, valores, entre outras atividades que buscam desenvolver a inteligência existencial, conforme conceito trabalhado pelo psicólogo Howard Gardner.

O Projeto Interioridade nasceu no ano de 2004, na Espanha. Teve uma avaliação positiva, e logo chegou ao Brasil, tanto na rede privada, como na rede pública. O Colégio Marista Santa Maria, com as turmas do 9º ano do Ensino Fundamental, juntamente com outros dois Colégios da Rede Marista, o Colégio Marista Conceição (Passo Fundo) e o Colégio Marista São Luís (Santa Cruz do Sul), está sendo piloto na implementação do Projeto. A iniciativa dialoga com a política pedagógica do Colégio baseada na formação integral e cidadã das crianças e jovens, que contempla as dimensões cognitiva, afetiva, ética e social, afinal, aprender por inteiro nos completa.