Navegar para Cima

Sobre

HISTÓRIA

A caminhada do Colégio Marista Santa Maria iniciou com a chegada dos primeiros Irmãos Maristas a Santa Maria em 5 de janeiro de 1904: Landry, Marie Berthaire, Félix Théodose, Eduardo João e José Donato. Primeiramente, fundaram a Escola São Luiz e após, por iniciativa do Irmão Weibert, o Colégio Santa Maria.

Em 12 de fevereiro de 1905, foi inaugurado oficialmente o primeiro “Gymnasio” do interior do Estado. As aulas iniciaram no dia 16 de fevereiro do mesmo ano. Foram 106 matrículas para o externato e 56 para o internato.

Em 1908, o então Ginásio Santa Maria foi equiparado ao Ginásio Nacional Dom Pedro II e, no ano seguinte, foram adquiridos novos terrenos e melhoradas suas instalações. Em 1912, o Colégio possuía os seguintes cursos: primário completo e admissão ao ginásio, curso ginasial de cinco anos, curso comercial e estudos avulsos de desenho, ginástica, música instrumental e vocal.

​A partir da década de 1960, a Banda Marcial Irmão Leão animava os santa-marienses com suas apresentações e conquistou, em 1972, o 1º lugar no Concurso Nacional de Bandas, na categoria marcial.

Permeia também a memória das diferentes gerações que passaram pelo Colégio, o Coral dos Pequenos Cantores, sob regência do Ir. Bruno Klein e do Prof. Silvestre.


​SOMOS REDE MARISTA

A missão de promover a vida é construída diariamente graças ao esforço compartilhado de mais de 10 mil Irmãos Maristas e colaboradores. Estar em rede é uma das nossas forças enquanto instituição, e essencial para dar continuidade à uma obra permeada por valores, pelo cuidado e pela fé em um mundo mais fraterno.

Estamos presentes em 16 cidades no Rio Grande do Sul, sete na Região Amazônica e em Brasília. Levamos adiante o compromisso de evangelizar por meio de 19 Colégios pagos, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e do Hospital São Lucas. Somos também oito Escolas Sociais Gratuitas, nove Centro Sociais, o Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer) e presença missionária e pastoral em diversos municípios. Temos mais de 47 mil estudantes e educandos. Na área da Saúde, realizamos uma média de 280 mil atendimentos e 47 mil procedimentos por ano. ​​

Somos a Rede Marista. Estamos presentes onde a missão se faz necessária, de Sul a Norte do país.

Conheça mais sobre a nossa história como Rede Marista, clicando AQUI​. ​