Navegar para Cima

Sobre

Proposta Pedagógica

A educação marista está alicerçada na abordagem de São Marcelino Champagnat

​​​​​​​​​​​​​A educação marista está alicerçada na abordagem educativa de São Marcelino Champagnat, fundador do Instituto Marista, pautada pela formação integral, afetividade, cultura da solidariedade e da paz, pela crença de que todo sujeito tem potencial para aprender.

A metodologia implementada fomenta a expressão pessoal dos estudantes através de projetos de trabalho, os quais são um convite à ruptura com práticas escolares embasadas em uma concepção de conhecimento fragmentado. Resgata o sujeito que pensa e que sente através de um currículo integrado que se relaciona com a realidade do estudante.

O estudante, na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, é visto como agente de sua aprendizagem, construtor e protagonista do seu saber, pesquisador, perseverante, criativo, crítico, autônomo, empreendedor, solidário, ético, capaz de identificar e solucionar problemas e de trabalhar em equipe. Nesse sentido, a escola representa um espaço de excelência acadêmica, mas também de construção de projeto de vida.

NOSSO JEITO DE EDUCAR

Vivemos em um mundo que está em um constante e acelerado processo de transformação e mudança. Isso implica em ressignificar várias dimensões da nossa vida.

Em meio à turbulência, nós, maristas, com mais de dois séculos de história, com vontade, mente e coração abertos, nos desafiamos e nos empenhamos a reaprender.

Mesmo que não tenhamos todas as respostas, temos certeza que não estamos sozinhos: famílias, estudantes e educadores são fundamentais para construírem essa jornada.

Educação é um processo que se constrói coletivamente. A força está nisso. No lugar do eu ou você, nós. Juntos. Assim, seremos parte significativa da mudança.

Com atenção aos novos desafios e coragem, continuamos a desenvolver uma educação cada vez mais integral, sensível, múltipla e inspiradora.​​​

​Principais eixos norteadores do trabalho para que a criança e o adolescente desenvolvam o conhecimento do mundo e a formação pessoal e social:

Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamentaleducação infantil_site.jpg

  • ​Múltiplas linguagens;

  • Relações socioafetivas;

  • Psicomotricidade;

  • Meio ambiente;

  • Conhecimento lógico-matemático;

  • Expressão criadora;

  • Religiosidade.

Anos Finais do Ensino Fundamental​

Anos Finais EF -2.jpg

  • Projetos diferenciados;

  • Abordagem interdisciplinar;

  • Utilização de múltiplas linguagens, mídias e tecnologias;

  • Formação de lideranças com foco no protagonismo juvenil;

  • Eventos esportivos, culturais e artísticos locais, regionais e estaduais;

  • Educação ambiental;

  • Saídas de campo.

​​Ensino Médio

Ensino Médio 2.jpg

  • ​​Viagens de estudos e pesquisa;

  • Projetos de solidariedade e voluntariado;

  • Ambientes virtuais de aprendizagem;

  • Orientação para construção de projeto de vida;

  • Vivência da ética e dos valores humano-cristãos.