Proposta Pedagógica

​​​​​​​​​​A educação marista está alicerçada na abordagem educativa de São Marcelino Champagnat, fundador do Instituto Marista, pautada pela formação integral, afetividade, cultura da solidariedade e da paz, pela crença de que todo sujeito tem potencial para aprender.

A metodologia implementada fomenta a expressão pessoal dos estudantes através de projetos de trabalho, os quais são um convite à ruptura com práticas escolares embasadas em uma concepção de conhecimento fragmentado. Resgata o sujeito que pensa e que sente através de um currículo integrado que se relaciona com a realidade do estudante.

O estudante, na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, é visto como agente de sua aprendizagem, construtor e protagonista do seu saber, pesquisador, perseverante, criativo, crítico, autônomo, empreendedor, solidário, ético, capaz de identificar e solucionar problemas e de trabalhar em equipe. Nesse sentido, a escola representa um espaço de excelência acadêmica, mas também de construção de projeto de vida.

NOSSO JEITO DE EDUCAR

Principais eixos norteadores do trabalho para que a criança e o adolescente desenvolvam o conhecimento do mundo e a formação pessoal e social:

​EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

foto1.jpg​​

• Múltiplas linguagens;

• Relações socioafetivas;

• Psicomotricidade;

• Meio ambiente;

• Conhecimento lógico-matemático;

• Expressão criadora;

• Religiosidade.

ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

SantaMaria1791.jpg

• Projetos diferenciados;

• Abordagem interdisciplinar;

• Utilização de múltiplas linguagens, mídias e tecnologias;

• Formação de lideranças com foco no protagonismo juvenil;

• Eventos esportivos, culturais e artísticos locais, regionais e estaduais;

• Educação ambiental;

• Saídas de campo.

ENSINO MÉDIO​

SantaMaria1593.jpg

• Viagens de estudos e pesquisa;

• Projetos de solidariedade e voluntariado;

• Ambientes virtuais de aprendizagem;

• Orientação para construção de projeto de vida;

• Vivência da ética e dos valores humano-cristãos.