O Colégio

Um espaço de aprendizado, descoberta e construção de novos conhecimentos.

​​​​​​Vivemos em um mundo que está em um constante e acelerado processo de transformação e mudança. Isso implica em ressignificar várias dimensões da nossa vida.

Em meio à turbulência, nós, maristas, com mais de dois séculos de história, com vontade, mente e coração abertos, nos desafiamos e nos empenhamos a reaprender.

Mesmo que não tenhamos todas as respostas, temos certeza que não estamos sozinhos: famílias, estudantes e educadores são fundamentais para construírem essa jornada.

Educação é um processo que se constrói coletivamente. A força está nisso. No lugar do eu ou você, nós. Juntos. Assim, seremos parte significativa da mudança.

Com atenção aos novos desafios e coragem, continuamos a desenvolver uma educação cada vez mais integral, sensível, múltipla e inspiradora.​​

Fundado em 1905 e com uma reconhecida trajetória na educação, o Colégio Marista Santa Maria é um espaço de aprendizado, descoberta e construção de novos ​conhecimentos. Está instalado no Centro de Santa Maria, em uma área privilegiada, com mais de 18 mil metros quadrados. Possui infraestrutura completa e adequada para cada nível de ensino, além de Turno Integral e Atividades Extraclasse.

Uma média 180 educadores se envolvem, todos os dias, na missão de oferecer uma educação integral de qualidade que marca a vida dos que passam pela nossa escola.  Cerca de ​1100 estudantes, da Educação Infantil ao Ensino Médio, aprendem, diariamente, que o conhecimento vai além da sala de aula. Assim, contribuímos para a formação de cidadãos comprometidos e protagonistas na construção de uma sociedade justa e fraterna. ​

​Missão

Educar, por meio de processos inovadores, sujeitos comprometidos com a sociedade atual e futura, segundo o carisma marista.

Visão

Ser líder em educação integral, destacar-se pela excelência acadêmica e qualidade de serviços, comprometendo-se com sustentabilidade e inovação.

• Amor ao trabalho;

• Solidariedade;

• Presença;

• Espírito de família;

• Simplicidade;

• Espiritualidade;

• Audácia.

​SOMOS REDE MARISTA

A missão de promover a vida é construída diariamente graças ao esforço compartilhado de mais de 10 mil Irmãos Maristas e colaboradores. Estar em rede é uma das nossas forças enquanto instituição, e essencial para dar continuidade à uma obra permeada por valores, pelo cuidado e pela fé em um mundo mais fraterno.

Estamos presentes em 16 cidades no Rio Grande do Sul, sete na Região Amazônica e em Brasília. Levamos adiante o compromisso de evangelizar por meio de 19 Colégios pagos, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e do Hospital São Lucas. Somos também oito Escolas Sociais Gratuitas, nove Centro Sociais, o Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer) e presença missionária e pastoral em diversos municípios. Temos mais de 47 mil estudantes e educandos. Na área da Saúde, realizamos uma média de 280 mil atendimentos e 47 mil procedimentos por ano. ​​

Somos a Rede Marista. Estamos presentes onde a missão se faz necessária, de Sul a Norte do país.

Conheça mais sobre a nossa história como Rede Marista, clicando AQUI​. ​