Navegar para Cima

Projetos

Acolhida e Adaptação

​Ingressar no Colégio e encarar o cotidiano escolar, ou mesmo a volta à rotina no início de um ano letivo, traz uma série de descobertas e alegrias, mas também pode trazer dúvidas, ansiedades e inseguranças tanto para os estudantes quanto para as famílias. Um olhar cuidadoso e carinhoso é fundamental nesta fase, na qual as crianças e os jovens entram em contato com pessoas que não integram seu círculo familiar. Novos hábitos são adotados a partir das atividades promovidas na escola, com horários e combinações. Além disso, começam a se formar novos vínculos por meio do convívio com os co​legas e os educadores.

​Para os pais, o período de adaptação pode suscitar preocupações referente ao bem-estar e à segurança de seus filhos, já que passam a deixá-los em um novo ambiente e com outras pessoas. Nesse sentido, é fundamental a confiança estabelecida com a escola para se construir uma relação de respeito, afeto e diálogo. À medida que a família está tranquila e segura, a criança também passa a se sentir mais confortável e disposta para frequentar as aulas.

Para que adaptação escolar ocorra da maneira mais tranquila possível, quem chega ao Marista Sant'Ana vivencia diferentes atividades no Programa Acolhida e Adaptação. Atendendo às necessidades de cada nível de ensino, são realizadas ações como apadrinhamento a novos alunos, adaptação da carga horária, entrega de Guias de Orientações e atendimento personalizado às famílias que promove a integração, a confiança, o sentimento de pertença e a identificação, afim de tornar a vida escolar significativa.​

Com o apoio do Serviço de Orientação Educacional e Pastoral Escolar, são realizados momentos de vivências, reuniões de acolhida, pesquisa de satisfação, aulas de alinhamento conceitual para as crianças e encontros de integração para pais e ​filhos. Tudo isso contribui para a formação de vínculos em uma relação de diálogo, bem-estar e harmonia.