Navegar para Cima

Notícias

Missão Jovem Marista: Experiência de fé, esperança e transformação

09/08/2022
Liderança
O jovem Lucas Zamberlan participou de momentos de formação, espiritualidade e de envolvimento direto na transformação da sociedade.

​​​O estudante do Colégio Marista Santo Ângelo, Lucas Zamberlan, teve mais uma experiência de fé na prática da vida ao participar da Missão Jovem Marista. O evento reuniu 26 pessoas que integram a Pastoral Juvenil Marista (PJM), em Porto Alegre, entre os dias 26 e 29 de julho.

A atividade ocorre desde 2013 e visa proporcionar uma vivência com grupos que estão contribuindo para a construção da Civilização do Amor. Através de momentos de formação, fortalecimento da espiritualidade cristã, partilha e envolvimento direto com a realidade, os participantes são convidados a refletir sobre o seu papel para a transformação da sociedade.

Assim, no primeiro dia, visitaram o Centro Social Marista Aparecida das Águas, onde experienciaram oficinas com educandos do local. Nos demais dias, os participantes foram divididos em grupos e realizaram atividades da rotina da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis do Loteamento Cavalhada (Ascat), da malharia Mãos Amigas e do Assentamento Urbano 20 de Novembro.

​​ Texto auxiliar da imagem

Zamberlan participou de atividades de impacto e transformação social

​Para Zamberlan, participar da Missão Jovem Marista foi uma das vivências mais marcantes de sua trajetória como estudante marista e dentro da PJM. “Conheci outras realidades. Foram momentos de reflexão e, sobretudo, de mudanças. De saber que, mesmo nas piores situações, há esperança de um mundo melhor", destaca. Ele conta que cada lágrima, cada sorriso e cada abraço valeram toda a entrega às atividades propostas e que fica a gratidão aos que participaram e organizaram esses espaços incríveis de troca de experiências. “Desejo que o movimento da Civilização do Amor e a PJM sigam oportunizando mudanças às pessoas assim como foi para mim", sugere.

​​ Texto auxiliar da imagem

Para Lucas, participar da Missão Jovem Marista foi uma de suas experiências mais marcantes.

SOBRE A PJM​

A Pastoral Juvenil Marista (PJM) é a organização de grupos juvenis dentro dos Colégios e das obras sociais Maristas. Um espaço de participação de adolescentes e jovens onde se trabalha a formação de lideranças através da socialização, da construção da consciência crítica, da vivência da espiritualidade cristã e do carisma marista.

Chamado a fazer parte atuante da história, na PJM o jovem é incentivado a construir um futuro pessoal e coletivo, entendendo ser agente de mudança social a partir do seu protagonismo e liderança.