Navegar para Cima

Nossos Diferenciais

Formação de educadores

A formação de nossos educadores faz parte do cotidiano escolar por meio de encontros que promovem momentos de estudo, capacitação e integração.​​​​

​Desde o início, o fundador do Instituto Marista, São Marcelino Champagnat, promoveu um trabalho dirigido a crianças e jovens por meio da educação, com uma pedagogia prática, focada na presença, na solidariedade e no aprender fazendo. Cientes das mudanças constantes e preocupados com iniciativas que respondam às demandas atuais da realidade, a busca pelo aprimoramento da formação de nossos professores e funcionários faz parte do cotidiano do Colégio Marista Assunção.

Chamamos de Educador os profissionais que atuam em nossos espaços. Não apenas os professores, pois entendemos que todos ensinam pelo exemplo. Confira, a seguir, algumas das iniciativas oferecidas aos colaboradores.

Jornadas Pedagógicas

As Jornadas Pedagógicas são momentos formativos e vivenciais que ocorrem no início e meio do ano, voltados para a parte pedagógica. Neles, os educadores são atualizados acerca de tendências e alinhamentos sobre plataformas de aprendizagem, processos, revisão de currículos e matrizes curriculares, entre outras temáticas pertinentes do fazer pedagógico na unidade. 

Formação de Novos Colaboradores

Todo início de semestre é marcado por edições da Integração de Novos Colaboradores, com foco na acolhida dos educadores e abordagens que vão da história do Instituto Marista a orientações técnicas e administrativas. É um momento para os novos integrantes da Rede Marista trocarem conhecimentos sobre o carisma marista, a origem da nossa instituição e partilharem momentos com os colegas.

Programa de Lideranças Maristas (PDLM)

Programa de Desenvolvimento de Lideranças Maristas (PDLM) promove, desde 2018, uma série de encontros e atividades para fortalecer competências dos gestores do empreendimento. O objetivo é desenvolver a capacidade de inspirar, influenciar e gerir pessoas por meio de uma prática de liderança orientada pelo carisma e valores maristas. São trabalhados aspectos como autoconhecimento, engajamento e desenvolvimento de equipes, gestão de performance, clima e cultura organizacional, entre outros.​

Além do PDLM, a área de Desenvolvimento Organizacional promove uma série de formações para os educadores, abrangendo temas como feedback, recrutamento, seleção e desligamento, entre outros.

Programa de formação marista de colaboradores

A Rede Marista acredita que é necessário conhecer o legado de São Marcelino Champagnat e compreender a identidade institucional para gerar engajamento na relação dos colaboradores com o ambiente de trabalho, e por isso oferece espaços de formação contínuos para aprofundar seus profissionais nas diferentes dimensões dessa missão. O Programa de Formação Marista de Colaboradores é responsável por alinhar e fundamentar essas atividades oferecidas às pessoas que diariamente atuam em todos os empreendimentos da instituição.

Balizado em três eixos – Cristão, Humano e Marista – o programa subsidia grupos de profissionais para poderem ser multiplicadores nos seus espaços de missão. A ideia é que eles repliquem os conhecimentos para implementar formações onde atuam. Para isso, há um módulo de formação inicial, voltado para novos colaboradores, e outro módulo de formação continuada para aqueles que já trabalham na instituição.

Cursos, seminários e congressos

Os educadores maristas também são incentivados a participar de cursos externos, seminários e congressos com foco na educação. Investir na formação continuada da equipe significa resgatar o saber dos educadores, ampliando conhecimentos, aprimorando habilidades e o desenvolvimento pessoal e profissional do sujeito. O jeito marista de educar pressupõe o exercício da constante busca por práticas criativas e significativas que atendam às expectativas e necessidades do estudante/educando marista e de sua família, considerando sua realidade.

Acreditar e investir na formação são formas de valorizar os profissionais da Rede Marista, de compreendê-los na sua integralidade e reconhecer sua importância para a continuidade de uma missão iniciada há mais de 200 anos.


Botão Matriculas Abertas_37px altura_Prancheta 1 cópia 2.png