Sala de aula

Exames Finais

Confira o cronograma de Exames Finais 2021.

​​Após o encerramento do ano letivo, é oferecido aos estudantes o Exame Final, quando esses não obtiveram média anual igual ou superior a sete (7,0) em um ou mais componentes curriculares.

No resultado dos exames finais o estudante deve evidenciar avanço no processo de aprendizagem, demonstrando nos instrumentos de avaliação o domínio das competências básicas para acompanhar a série subsequente.

Resultado da média anual (MA) mais a nota obtida no Exame Final (EF), dividido por 2 (dois), em cada componente curricular.

Meios de Recuperação

Anos Iniciais do Ensino Fundamental: os estudos e avaliações de recuperação serão realizados durante as aulas.

Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio: as provas de recuperação  são realizadas no final do semestre, conforme calendário escolar. A prova de  recuperação semestral pode substituir a pontuação obtida pelo estudante na  Avaliação Integrada, caso a sua pontuação seja maior. O resultado é verificado por  meio de média aritmética entre a soma dos instrumentos de Avaliação Integrada e  oferecido aos estudantes.

Exemplo: Caso o estudante some 5,0 pontos em sua avaliação integrada e ao realizar a prova de recuperação obter o resultado de 6,0 pontos, sua nova nota de avaliação integrada será a média entre 5,0 e 6,0. Ou seja, a avaliação integrada contabilizada passará a ser 5,0 pontos. Já se o estudante realizar a prova de recuperação e obter um valor de pontuação abaixo do que já possuía como 4,0 por exemplo, a avaliação integrada não sofrerá alteração.

Para os Anos Finais do Ensino Fundamental, a avaliação é  realizada no período da aula, conforme inscrição prévia dos estudantes a partir de  suas necessidades, enquanto para o Ensino Médio são oferecidas no contraturno  escolar.​

Orientações do Exame Final:

Os critérios dos exames finais estão indicados no Marista Virtual 3.0 para as turmas.

A aplicação dos exames será online (presencial ou síncrono com câmeras abertas), durante o horário de aula.

Para os estudantes que realizarem as provas de forma online serão criadas equipes no Teams específicas para os exames finais. O estudante impreterivelmente deve acessar o Teams no horário da prova para validação de sua presença e receber as orientações sobre a avaliação.

Para a realização da prova de Arte, é necessário que o estudante utilize os materiais indicados na lista de materiais, para o desenvolvimento da produção artística e posterior postagem no ambiente virtual. Durante a prova, para estudantes que estiverem presencialmente no colégio, materiais não poderão ser emprestados entre colegas.