Navegar para Cima

Notícias

3º ano EF conhece direitos das crianças

27/12/2021
Nosso jeito de educar
Sequência didática traz reflexões sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente

​Com os objetivos de defender o direito de “ser criança” nos espaços do campo e da cidade, tendo como referência o Estatuto da Criança e do Adolescente (o ECA); desenvolver a consciência social; validar todas as formas de combate ao trabalho infantil e estimular o conhecimento sobre princípios da cidadania, os estudantes do 3º ano dos Anos Iniciais mergulharam em conteúdos que apresentassem os seus direitos. Ao longo do 2º semestre de 2021, as turmas 131 e 132 puderam discutir situações da realidade e expressar suas ideias, questionamentos e posicionamentos com clareza e coerência, construindo valores e atitudes que valorizassem o respeito ao outro, ao mundo e à natureza.

Através de questionamentos sobre que é ser criança, infância, a importância da família para o desenvolvimento da criança, justiça, como são as brincadeiras de crianças nos espaços do campo e cidade, o que significa o ECA, direitos fundamentais das crianças e dos adolescentes, entre outros, os estudantes refletiram a respeito de leis e normativas. Ao término dos estudos realizados, as turmas foram convidadas a debaterem a respeito de dados do município de Viamão junto da diretora do Colégio, Simone Weissheimer, que pôde apresentar aos alunos informações sobre crianças, jovens e dados demográficos. A explanação foi de encontro com as reflexões desenvolvidas acerca do Estatuto, bem como exercícios trabalhados sobre os deveres das crianças. Confira como foi este momento na galeria abaixo!

O currículo das turmas de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental é estruturado com aprendizagens significativas, através da composição de habilidades e competências que envolvem conhecimentos e temas do cotidiano. Os estudantes são incentivados a relacionar diferentes saberes, articulados nas quatro das áreas do conhecimento (Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática). O processo de aprendizado se dá de forma contínua, a partir da proposição de atividades diversificadas e desenvolvimento de Sequências Didáticas. Aulas especializadas de Inglês, Música e Educação Física também ampliam as aprendizagens. Conheça os Anos Iniciais clicando aqui!​​​