Navegar para Cima

Níveis de Ensino

Ensino Médio

Incentivamos a construção do projeto de vida do jovem, apresentando oportunidades de construir um caminho de realização pessoal e profissional.​​

É tempo de mantermos ​o futuro em movimento!

Para nós, tão importante quanto formar estudantes com domínio acadêmico é desenvolver a consciência ética e humana. Dessa forma, incentivamos a construção do projeto de vida do jovem, enaltecendo suas habilidades e capacidades, apresentando inúmeras oportunidades de desenvolver e construir um caminho promissor e de realização pessoal e profissional.​​

HÁBITOS DE ESTUDO

O projeto auxilia o estudante a criar sua própria rotina de aprendizagem. São desenvolvidas metodologias de organização coletiva e individual, sistematizando a importância da administração do tempo de estudos e pesquisas. O trabalho é complementado com palestras de especialistas, solução de dúvidas em sala de aula, rodas de estudo com monitores e workshops com temáticas específicas. 

METODOLOGIA INOVADORA

O Ensino Médio tem como diferencial a interdisciplinaridade e o fo​co no desenvolvimento de habilidades e competências. Além das aulas no turno da manhã, são realizadas aulas semanais durante a tarde, incluindo Prática de Laboratório. Durante o ano, os estudantes também são convidados a participar de projetos de iniciação científica e olimpíadas nacionais em diversas áreas do conhecimento.

PROJETO DE VIDA

​A construção do projeto de vida envolve escolhas pessoais, familiares e profissionais, assim como o relacionamento consigo, com o outro e com a sociedade. Por isso, incentivamos o estudante a refletir sobre essas questões por meio do diálogo e da realização de atividades práticas de autoconhecimento e integração. Paralelamente, o projeto de orientação profissional contempla testes vocacionais, palestras com profissionais e feiras. Também são realizadas vivências voltadas para liderança e empreendedorismo.​

PREPARAÇÃO PARA ENEM E VESTIBULARES

Com o objetivo de qualificar o aproveitamento escolar e intensificar a aprendizagem para o ingresso na universidade, o Colégio desenvolve diversas atividades, que incluem simulados e oficinas com dicas sobre como fazer trabalhos em grupo, organizar a rotina de estudos em casa e conhecer mais sobre o próprio perfil de estudante. Assim como nos Anos Finais, também são oferecidas as aulas do Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP).

​Novo Ensino Médio

A partir da Lei 13.415/2017, todas as instituições de ensino públicas e privadas do país devem implementar a nova proposta curricular do Ensino Médio até o ano de 2022. Nós construímos uma renovação curricular alinhada com as nossas premissas de aliar excelência acadêmica e à formação para valores, aproximando os conteúdos pedagógicos das necessidades e dos projetos de vida dos nossos adolescentes e jovens. Em 2022, o novo currículo será implementado com os estudantes do 1º ano EM de maneira gradativa. O currículo do Novo Ensino Médio Marista será composto por duas grandes dimensões, distintas e complementares: Formação Geral Básica (FGB) e Itinerários Formativos.

A Formação Geral Básica é a dimensão do currículo que permite a consolidação das aprendizagens essenciais, compreendendo as quatro áreas do conhecimento – Matemática, Linguagens, Ciências Humanas e Ciências da Natureza –. A sua distribuição entre os três anos de Ensino Médio é igualitária, ocorrendo, nesse momento, as aulas dos componentes curriculares convencionais. Já os Itinerários Formativos estão estruturados a partir da combinação de áreas integradas ou de uma área específica, com metodologias diversificadas que desenvolvem a curiosidade, a criatividade e o espírito crítico. Dessa forma, os Itinerários Formativos são divididos em Núcleos de Aprofundamento e Percursos Investigativos. 

Os Núcleos de Aprofundamento consistem no desenvolvimento e no aprofundamento dos conceitos abordados na FGB. Ele propicia a problematização e a aplicação dos conceitos das áreas do conhecimento por meio de projetos, oficinas e outras estratégias que diversificam as metodologias buscando a interdisciplinaridade. Além disso, conta com a organização seriada, ou seja, pensada conforme o nível de ensino de cada estudante.

Nos Percursos Investigativos, os estudantes têm a possibilidade de escolher os Itinerários Formativos que mais lhe interessam, com ênfase na iniciação científica e na intervenção social. Para essa etapa, foram determinados quatro Percursos Investigativos: Contextos e movimentos do século XXI, Educação Financeira, Tecnologia e Sociedade: Sistemas e Processos, e Processos criativos em múltiplas linguagens.

Conheça os Percursos Investigativos:

Contextos e movimentos do século XXI: Contextos e movimentos do século XXI é uma linha formativa cujos conceitos e processos abordados estarão relacionados à cultura, à política, à economia e à sociedade na atualidade. Por meio de projetos de mediação e intervenção sociocultural e investigação científica, diferentes cenários serão problematizados para identificação de soluções e de reflexões do cotidiano social. 

Educação Financeira: A partir de um debate histórico e contemporâneo em contexto local, regional e global, a linha formativa de Educação Financeira abordará conhecimentos relacionados ao consumo consciente, à sustentabilidade, à economia, aos cenários sociais, à educação fiscal e às escolhas financeiras, em diálogo com o mundo do trabalho e com a gestão de iniciativas empreendedoras.

Tecnologia e Sociedade - Sistemas e processos: Visa articular conceitos relacionados à projeção, ao desenvolvimento, à construção e à análise de soluções que auxiliem, facilitem e transformem a vida das pessoas e da sociedade por meio do estudo das Tecnologias, Engenharias e Matemática. Nesse sentido, os diferentes métodos científicos e/ou empíricos, possibilitarão a busca de soluções e a tomada de decisão frente às questões socioculturais, ambientais, de saúde pública e econômicas.

Processos criativos em múltiplas linguagens: Nesta linha formativa, os estudantes desenvolverão projetos por meio de diferentes dimensões, aprofundando conhecimentos sobre a arte, a cultura, a literatura e as mídias, na elaboração de processos, produtos criativos e inovadores, buscando análise e soluções para problemas identificados em diferentes contextos da sociedade, e/ou em que estão inseridos. 

O processo de escolha terá duas possibilidades: para​ os estudantes ingressos em 2022, será disponibilizado um link para a escolha do Itinerário no momento da matrícula, já para quem está há mais tempo no Colégio, será via Portal e Marista Virtual App, junto da rematrícula.