Artes sustentáveis

13/08/2020
Educação
3º ano dos Anos Iniciais refletem sobre o reaproveitamento de objetos e consciência ambiental

​Com os objetivos de avaliarem os impactos ambientais decorrentes da produção de lixo no mundo, tendo como referência o modo de vida e a ação humana sobre os espaços urbano e rural e caracterizar o papel da mídia na relação entre consumo e consumismo, demonstrando atitudes de cuidado e de respeito com o meio ambiente e com os seres vivos que habitam o planeta, estudantes do 3º ano dos Anos Iniciais realizaram algumas propostas de estudo na área da sustentabilidade. As iniciativas, que estimularam o senso de responsabilidade com a natureza e com a preservação da vida, proporcionaram aos alunos a consciência de cuidado com o planeta terra.

Através de atividades que estimulassem reflexões sobre consumismo, produção de poluentes, ações diárias de cuidado ao meio ambiente e ações de sustentabilidade, os alunos foram estimulados a pensar os três Rs: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Como forma complementar, a análise da mostra artística Lixo Extraordinário, de Vik Muniz, incentivou o fazer sustentável entre as crianças.

Inspirada em técnica de Vik Muniz, estudantes produziram arte através da reciclagem

A professora Zenita, regente da turma 132, reforça a necessidade de conscientização de cuidado do meio ambiente entre os estudantes. “Parar de produzir lixo, reaproveitando coisas do cotidiano e aguçando a criatividade, permite que as crianças produzam brinquedos, ao invés de só recorrerem às compras. Além disso, a construção de jogos e brincadeiras com reaproveitamento de materiais torna-as peças únicas!", comenta a educadora.

Nos Anos Iniciais são ofertadas iniciativas que contemplam conhecimentos da Robótica e da Educação Ambiental. Estas propostas têm o objetivo de ampliar o repertório dos estudantes a partir do desenvolvimento do pensamento computacional e do conhecimento científico. Todas as atividades são conectadas com o que é vivenciado nas diferentes áreas do conhecimento, proporcionando uma ação reflexiva e criativa na aprendizagem dos estudantes. Clique aqui e saiba mais! ​