Navegar para Cima

Notícias

As aventuras da Bruxa Keka

23/12/2020
Nosso jeito de educar
Personagem promove descontração na Educação Infantil

Na perspectiva de aprendizagem e na concepção de infância que as Diretrizes da Educação Infantil Marista¹  apresentam, as múltiplas linguagens das crianças são valorizadas e incentivadas nos espaços de educação. Com isso, as práticas docentes têm como objetivo a busca de espaços diversos em que as crianças e os adultos possam criar, recriar, e começar tudo novamente. Ou seja, o olhar dos educadores concentra-se nos processos de interação e descoberta de cada materialidade explorada. Nos processos de apropriação, produção e expressão de linguagens das crianças há muitos componentes envolvidos, tais como   imaginação, invenção, encantamento e envolvimento. Pensando nisso, a turma 020 recebeu as visitas de uma personagem, no mínimo, diferente: a Bruxa Keka! Junto dela, a turma aprendeu poções e experimentos, além de escrever histórias. 

Aprendizagens e interações

Tudo começou quando a educadora da turma Ana Claudia Bagesteiro convidou a Biblioteca Medianeira para um momento contação de histórias, do livro Quem Você Encontrará na Rua Assombrada?. A obra, que contém histórias sobre fantasmas, bruxas, além de páginas interativas (formato pop-up). Ao observar o interesse da turma nesse tipo de conto, Ana criou a Bruxa Keka, uma personagem que estimula a prática de experiências. 

Os pequenos, que sinalizam gostar de coisas diferentes em suas lives, apreciaram a vinda da Bruxa que, por sua vez, convidou o “Mago Merlin" a comparecer em sua aula. O educador ambiental do Colégio, Mateus Pavani, trouxe às crianças os experimentos que cativassem os estudantes, estimulando o encantamento e a expressão de suas linguagens. 

Após tantas brincadeiras, a Bruxa Keka convidou os estudantes para que fossem protagonistas e escrevessem, juntos, uma história. A proposta foi de que os alunos criassem uma história contemplando a Bruxa e os personagens desenvolvidos com suas famílias, resultando na obra As Aventuras da Bruxa Keka e Seus Amigos

Ampliação do conhecimento e repertório

​​ Texto auxiliar da imagem

Personagem estimulou que estudantes exercitassem seus conhecimentos

Para Ana Claudia, a principal motivação para criar a personagem foi a possibilidade ampliar o conhecimento e repertório das crianças. “Percebo que a inserção da Keka nas atividades permitiu uma nova forma de exercitar os conhecimentos dos alunos. Através da personagem foi possível trabalhar matemática, linguagem, transformações, entre outros. Todos os campos de experiência​ propostos pela BNCC e intencionalidades foram contemplados", comenta a educadora. Ela também enxerga como positiva a possibilidade de propostas que envolvam personagens. “O resgate ao 'lado criança' que todos temos resulta na condução da vida um pouco mais leve", conclui.

¹ Múltiplas Linguagens das Crianças. Diretrizes da Educação Infantil Marista. Página 91.​