Navegar para Cima

Notícias

Chá da amizade conecta estudantes

28/07/2020
Nosso jeito de educar
Promovido entre as turmas do 1º ano dos Anos Iniciais, iniciativa aproximou alunos

​​​​Se começarmos a plantar a semente da amizade e do amor entre nossos estudantes, quem sabe o mundo não se torna diferente?

Essa foi a pergunta que motivou as professoras do 1º ano dos Anos Iniciais a desenvolverem um encontro, ainda que virtual, entre suas turmas. Alusivo ao dia do amigo, os estudantes participaram do Chá da Amizade! A iniciativa aconteceu através das tradicionais lives pedagógicas das turmas.
Após a leitura do livro ​Juju e a Árvore da Amizade, os alunos se depararam com diversas dicas sobre como cuidar do próximo, da natureza e da vida. Pensando nisso, a aproximação entre os colegas tornou-se necessária – ainda que por meios digitais. Por isso, organizou-se o momento de partilha entre as turmas, permitindo ​que declarações afetivas, como carinho, cuidado, comentários sobre ensinamentos do livro, amor pela família e amigos pudessem ser explicitados. 

Durante o Chá, as professoras Ana Lúcia Castilhos e Viviane Kolling propuseram a construção da “Árvore da Amizade”, fazendo alusão ao cuidado ao próximo e ao meio ambiente. Os estudantes foram desafiados a refletir sobre o que poderia fazer com que os frutos (que, no entendimento da turma, teriam o formato de um coração, contendo seus nomes) estivessem presentes.   


Árvore da amizade: Planta que valoriza o amor ao próximo e ao meio ambiente

Na visão das educadoras, a realização desta atividade proporcionou diversas trocas e proximidade. “Esta atividade torna-se importante, pois a falta de contato e partilha física é uma realidade. Através de momentos assim, os contextos de carinho e amizade ficam mais evidentes. não são só fotos, quadradinhos na tela... são pessoas, e nos importamos com elas!”, comenta Viviane. Já Ana Lúcia reforça que essa atividade a realizou, pois “senti no olhar dos estudantes a ternura e o amor, quase como se estivéssemos em sala de aula”, reflete a professora. 

Construção de valores e compreensão do cotidiano

Nos Anos Iniciais, o estudante aprofunda a construção de seus valores, compreendendo seu papel enquanto cidadão. É o momento de aprofundar a leitura, a escrita, o raciocínio e a pesquisa. Acompanhamos de perto esse processo, fortalecendo também os vínculos em família, os laços de solidariedade e o respeito mútuo. Conheça este segmento clicando aqui​!