Chilenos despedem-se do Graças

18/06/2019
Preparação para o futuro
Turma com 14 estudantes e 2 educadores participou de diversas atividades entre 11 e 17 de junho

​​​​​​​​​​​​​No fim da tarde desta segunda-feira, 17/6/2019, a turma de estudantes e educadores vindos do Chile se despediu, entre abraços e muita emoção, de seus colegas brasileiros. O grupo esteve no Colégio durante a última semana, participando de uma extensa programação educativa, graças ao programa de intercâmbio Marista. Seu fim de semana proporcionou atividades de contato com a língua brasileira, ações com a PJM e indígenas, visitas à serra (Gramado e Canela), um almoço de integração entre famílias, e uma emocionante despedida.

Na quinta-feira, os estudantes tiveram, com as professoras​ Odessa e Taís, uma oficina de contato com a língua portuguesa e espanhola, de forma que fosse possível entender em quais momentos os idiomas se conectam. À tarde, o grupo participou de um encontro entre a PJM e o Voluntariado, trabalhando elementos culturais junto com tribos indígenas.

Já na sexta-feira, a rotina dos chilenos iniciou cedo, saindo do Colégio às 6h com rumo à serra! Lá, fizeram visitas a​ cidade de Gramado, sobretudo aos pontos da Fábrica de Cristais, Lago Negro, e à fábrica de chocolates Florybal. À tarde, o grupo pôde conhecer a cidade de Canela, encontrando colegas maristas no Colégio Marista Imaculada, e conhecendo a igreja de pedra da cidade.

No sábado, a programação contemplou ​atividades com o grupo de escoteiros do Colégio, realizando trilhas e passeios com o tradicional carroção. Em seguida, os estudantes foram recepcionados pelas famílias que os acolheram, e todos participaram de um almoço. Após o almoço, atrações culturais prevaleceram no centro cultural, com os chilenos mostrando elementos que compõem sua cultura (através da dança), apresentação da Invernada Artística Setembrina dos Farrapos, e com a apresentação da Escola de Samba Municipal, Vila Isabel. Em questão de horas, o grupo pôde compreender como se dá, na prática, as diversas manifestações artísticas que temos na cultura brasileira!

Na segunda-feira, além de muito entrosamento e espírito de família, o grupo transmitia felicidade participando da oficina de artes ministrada pela professora de Ensino Médio Simone, na Fundação Vera Chaves Barcelos. Em seguida, iniciaram-se os momentos de despedida, com a participação de alunos dos Anos Iniciais apresentando mensagens de esperança aos colegas. Na sequência, a pastoral presenteou as famílias participantes, os estudantes e educadores chilenos com uma miniatura de farol, simbolizando a esperança e luz no caminho de todos.

A iniciativa de intercâmbio entre Brasil e Chile é permitida graças ao programa Intercâmbio Marista, que estimula a troca de vivências entre estudantes brasileiros e grupos ao redor de unidades do mundo. Nos próximos meses, estudantes do Graças viajarão ao Canadá e Inglaterra.​​​​​