Colégio participa de Festivais Maristas

11/10/2019
Preparação para o futuro
Eventos aconteceram na PUCRS entre 3 e 4 de outubro, e levaram estudantes para espaços diferenciados

​​Em outubro, três importantes eventos em rede reuniram tecnologia, pesquisa e cultura. O Festival Marista de Robótica, a Mostra Marista de Iniciação Científica e a Mostra Marista de Arte aconteceram de forma simultânea ao longo dos dias 3 e 4, promovendo espaços para integração e troca de conhecimentos entre as cerca de 4 mil pessoas esperadas.

As atividades aconteceram nos Prédios 40 e 41 da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, ​e envolvem estudantes, educandos e educadores de instituições de Educação Básica e Ensino Superior (públicas e privadas) do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Distrito Federal e do Chile.

Festival Marista de Robótica

Um dos principais eventos do segmento no país, o Festival Marista de Robótica​ recebeu cerca de 2 mil participantes, convidados a apresentar projetos e pesquisas que envolvem robótica educacional, codificação e empreendedorismo. Em 2019, a temática foram Os desafios e impactos da exploração espacial, em homenagem aos 50 anos da chegada do astronauta Neil Armstrong à Lua.​

As tarefas envolveram as equipes (formadas por estudantes e educandos do 1º ano EF ao 3º ano EM) em missões que simulam ações protagonizadas na época do primeiro passo em solo lunar e atividades de preparação para a viagem a Marte, um dos principais objetivos da atualidade nas agências espaciais. Foram quatro modalidades: Desafio de Robôs, Desafio de Drones, Cidade Laboratório e Incubando Ideias. Uma das novidades da edição deste ano fica por conta dos materiais utilizados nos troféus e medalhas. A exemplo do que será realizado nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, as premiações entre​gues aos vencedores serão produzidas de forma sustentável, utilizando placas de circuitos eletrônicos reaproveitadas.

O Marista Graças foi agraciado com duas premiações: 3º lugar no desafio da Cidade Laboratório (onde os estudantes do Ensino Fundamental deveriam construir cidades virtuais, no aplicativo eletrônico Minecraft), e 1º lugar no Desafio de Robôs, com o grupo do Ensino Médio realizando percursos programados com dispositivos montados em Lego.

Para Jorge Angnes, educador responsável pelas iniciativas da robótica educacional do Marista Graças, a participação num evento deste nível traz para o estudante a coroação de um trabalho desenvolvido por muitos meses, realizado dentro da sala de aula. “No Festival, o participante pode se expressar de diversas formas, principalmente apresentando seus trabalhos finais em espaços adequados, atrelando concentração, estratégia e trabalho de equipe. O aluno consegue ver, na prática, se o caminho seguido é o mais adequado!”, comenta Angnes.

Mostra Marista de Iniciação Científica

O prazer da descoberta e da experimentação que a construção do conhecimento científico proporciona desperta cidadãos questionadores e críticos, capazes de relacionar saberes e redescobrir a aplicação das teorias no cotidiano. Essa é uma prática incentivada diariamente nos Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista, envolvendo crianças e jovens na realização de projetos de pesquisa científica de forma sistemática, tornando-os protagonistas do processo de aprendizagem.

A Mostra Marista de Iniciação Científica é a culminância desse processo. Em 2019, o encontro reuniu mais de 90 trabalhos selecionados nos eventos científicos realizados nas unidades maristas, produzidos por crianças e jovens dos Anos Finais ao Ensino Médio. Esta edição contou com uma série de iniciativas para evidenciar o compromisso com a sustentabilidade ambiental e reduzir a utilização de plástico. Os participantes receberam lápis ecológicos e canecas feitas de fibra de coco, material ecologicamente correto e reutilizável. Os porta-crachás foram confeccionados com lonas reaproveitadas de edições passadas da Mostra, e os próprios crachás são feitos com papel semente – para que os estudantes plantem mudas de Cravo Francês em suas casas. Os momentos de intervalo também foram planejados com esse viés, e os lanches foram oferecidos em porções individuais, para evitar o desperdício, e feitos com embalagens sustentáveis​.

O Colégio foi representado pelos seguintes trabalhos:

Ciências Humanas - A Educação Não Formal: O escotismo como espaço alternativo para a aprendizagem de ciências da natureza – Por Bernardo Borba, da turma 232;

Ciências da Natureza - A Relação do Humor Com a Variação de Cor dos Olhos – Por Laura Fortuna, da turma 181;

Ciências da Natureza - Tecnologia e mídia: como podem afetar o desenvolvimento das crianças – Por Anelise Braun, Arthur Chagas e Bruna Maria Felix, da turma 211;

Ciências da Natureza - Cosméticos: Expectativa x realidade – Por Mariana Peixoto, Manoella Menezes e Victória Gomes, da turma 222;

Mostra Marista de Arte

Realizado pela primeira vez em 2018, o evento nasceu com a intencionalidade de valorizar a criação artística desenvolvida pelos nossos estudantes e educandos. Trata-se de uma iniciativa que visa reconhecer as múltiplas manifestações culturais, promovendo um espaço de expressão e celebração da arte, a partir do jeito marista de educar e aprender.

Mais de 400 projetos foram expostos durante a edição 2019 da Mostra. A programação conta com 30 apresentações presenciais – entre música, teatro, dança e declamação de poesia – envolvendo estudantes, educandos e educadores. Os estudantes do 7º ano Arthur Ferreira, Antony Oliveira, Larissa Padilha, Maria Eduarda Borges e Thaís Chaves desenvolveram peças no formato Toy Art, que é uma modalidade artística que flutua entre o brinquedo e o objeto artístico, criada em 1998 pelo artista Michael Lau, e confeccionadas pelos alunos em biscuit.​