Cultivo da Tradição

01/10/2021
Transmissão ocorreu em 25 de setembro

No mês de setembro a cultura gaúcha é cultivada em diversos aspectos do Colégio. Seja por meio de atividades ou por momentos em que os estudantes são convidados a virem à escola com roupas típicas, elementos do Estado vêm de encontro ao cotidiano do Marista Graças. E, para seguir nesta proposição, no dia 25 de setembro de 2021 aconteceu a segunda edição do Piquete Marista Graças!

A proposta, que foi transmitida pelo YouTube, trouxe aos espectadores uma série de referências e curiosidades sobre os costumes do Rio Grande do Sul. Por meio de canções tradicionalistas, momentos de explanação sobre o envolvimento de Viamão frente a Revolução Farroupilha, informações sobre o preparo do arroz carreteiro, técnicas de conservação da carne salgada (o conhecido “charque") e a proximidade com o chimarrão, a comunidade escolar pôde se conectar com as festividades que o mês de setembro reserva.

Expressamos os nossos agradecimentos aos educadores, familiares e amigos que despuseram de seus conhecimentos para tornar esta transmissão possível. Em especial, aos músicos Flávio Oliveira, Diego Dias, Thalles Santana, Luigi Vieira; ao Grupo Escoteiro Marista Irmão Dionysio Tonial, Associação de Pais e Mestres do Colégio Marista Graças (APAMEG) e a Bruno Moura, da Cabanha Quero-Quero.

(Re) assista o evento no player abaixo!

​Na 1ª edição do evento, diversos foram os elementos trabalhados. Desde uma saudação do artista Neto Fagundes, passando por oficinas de chimarrão, churrasco e músicas ao vivo, o evento trouxe aos espectadores o encontro com a tradição. Clique aqui e saiba mais! ​​