Cultura Africana

23/12/2020
Trabalho do Componente de Artes mostrou elementos culturais africanos

Com o objetivo de abordar os elementos de culturas dos povos africanos, conceituando a arte abstrata e formas geométricas, as danças, mitos, adereços, máscaras, teatro e a pintura, bem como valorizar elementos artísticos do continente, as turmas do sexto ano dos Anos Finais ao primeiro ano do Ensino Médio desenvolveram trabalhos na área do componente de Artes. Tal proposta idealizou a valorização da cultura negra, identificando suas influências no imaginário brasileiro, e evidenciando a relevância da temática na sociedade.

Através de pesquisas sobre máscaras africanas, as misturas do estilo cubismo, análises sobre o artista Maxwell Alexandre e a exposição Pardo é Papel, os estudantes tiveram contato com elementos que retratassem a África. No 1º ano do Ensino Médio os estudantes desenvolveram uma pesquisa sobre arte contemporânea, tendo como norteador a compreensão do continente africano muito mais do que um elemento tribal, mas sim como uma região do planeta que contém muita riqueza.  A partir deste movimento, os alunos foram incentivados a realizarem releituras de artistas plásticos, sendo eles vivos e que ainda estão na ativa, podendo fazê-las através de fotografias, apresentações on-line, máscaras, entre outras alternativas.

​​ Texto auxiliar da imagem

Estudantes foram estimulados a desenvolverem releituras de movimentos artísticos africanos, através de máscaras, fotografias, entre outros

​Arte é fazer o prático!

Para Tainá Albuquerque, professora de Artes dos Anos Finais e Ensino Médio, a realização desta proposta visou a valorização da cultura negra. "No Brasil, percebemos que poucos são os momentos onde há a reflexão da cultura negra nas escolas. Sempre que nos referimos ao continente africano, é comum que enxerguemos elementos relacionados a escravidão, sendo que nesta região existem outras características marcantes!", comenta a educadora. Para Albuquerque, a desmitificação de estigmas e a desinformação de questões africanas é primordial, para que os estudantes tenham a compreensão de mundo, bem como a noção de componentes característicos de novas culturas.​