Líder pela perspectiva Marista: No Graças, estudantes desenvolvem liderança ética, dialógica e responsável

20/05/2022
Liderança
Valores e competências são trabalhadas em atividades como o Encontro de Líderes

​​​​​Ampliar a perspectiva dos estudantes sobre o papel da liderança no ambiente escolar e na sociedade é um dos propósitos do Marista Graças. Com projetos pensados em parceria entre Colégio e estudantes, a liderança é estimulada desde o início das jornadas formativas, a partir do desenvolvimento de competências e valores da Rede Marista, como capacidade de diálogo, empatia, criatividade, protagonismo e responsabilidade individual e coletiva. Com esse objetivo, é realizado no Colégio anualmente o Encontro de Líderes, que teve nos últimos dias sua primeira edição do período letivo.

Durante dois encontros, lideranças de todas as turmas do Ensino Médio e dos Anos Finais do Ensino Fundamental participaram de dinâmicas em grupo e dialogaram sobre fundamentos e práticas relacionados à liderança. Em uma das atividades, os estudantes trabalharam em conjunto para produzir bandeiras, utilizando tecidos e materiais artísticos, visando expressar o significado de ser um líder, além de suas expectativas para o ano. De modo lúdico, a atividade trabalhou o pensamento criativo, o debate de ideias e a decisão conjunta, a partir das diferentes perspectivas dos estudantes.

encontro-de-lideres-marista.jpg

Seguindo as diretrizes pedagógicas do Colégio, que têm o protagonismo como valor relevante, o evento foi planejado e organizado pelos próprios estudantes, por meio do Grêmio Estudantil (GEMG), em parceria com o Serviço de Orientação Educacional (SOE). Para o aluno do 3º ano e integrante do GEMG, Arthur Schitz, ser um líder dentro do ambiente escolar contribui em variados aspectos para a formação do estudante. “Trabalhamos diversas habilidades, como nossa oratória e o pensamento crítico. Faço parte Grêmio, e sou líder de turma desde o 6º ano. Foi muito importante pra mim. Então, agora que estou me formand​o, gostaria de incentivar toda a gurizada do Colégio a participar também".​

A orientadora educacional do Marista Graças, Konstans Franco Steffen, destaca que o Colégio tem o papel fundamental de ajudar a fortalecer o potencial de cada estudante. “São valores e competências como a atenção e o cuidado com o outro, o exercício da cidadania e, claro, o protagonismo. Já estão dentro deles, mas, no Graças, trabalhamos com o propósito de estimulá-los e desenvolvê-los". Para o longo do ano, mais atividades estão sendo preparadas.