Navegar para Cima

Notícias

Exposição itinerante passa pelo Graças

06/09/2019
Cultura
Com o objetivo de manter viva as memórias maristas, exposição aconteceu de 26 a 30 de agosto

​​​​​A última semana de agosto foi especial para a memória marista. Por meio da exposição PRESERVAÇÃO E VIVÊNCIA DAS NOSSAS HISTÓRIAS: Exposição itinerante sobre o Centro de Espiritualidade e Memória Marista, a comunidade escolar teve acesso a diversos fatos históricos que moldam as atividades do Centro de Espiritualidade Marista. A mostra, que circulará pelas Unidades da Rede Marista levando informações acerca do Centro, fomentará conversas, valorizará histórias e convidará a todos que a prestigiarem a se reconhecerem criadores de memórias.

A exposição utilizará banners e recursos digitais em áudio para comunicar os conteúdos selecionados, integrada a uma proposta de interação com o público. Percorrerá a Rede Marista ao longo de 2019 e 2020, mediante um itinerário previamente organizado com as Unidades que a receberão. Suas principais metas são as de apresentar o Centro de Espiritualidade e Memória Marista, suas inic​iativas de preservação de fatos históricos e promover a valorização das histórias e memórias locais, construídas nas Unidades da Rede Marista. Foi inaugurada dia 2 de agosto, data que celebra a chegada dos primeiros Irmãos Maristas ao Sul do Brasil, em 1900 na cidade de Bom Princípio.

O Centro de Espiritualidade e Memória Marista está sendo sonhado e planejado de forma muito especial para ser um espaço de valorização e compartilhamento da história da Rede Marista. Somos de muitos lugares, atuamos em diferentes espaços de missão e estamos unidos pela obra de São Marcelino Champagnat. As próximas cidades que receberão a exposição são cidades do Rio Grande do Sul, como Erechim, Santa Maria, Uruguaiana, Santo Ângelo e Gravataí. Além destas, a capital do país, Brasília, também receberá o itinerário. Por fim, cidades do norte do Brasil, como Cruzeiro do Sul (AC), Tabatinga (AM) e Manaus (AM) terão acesso ao material.

Cultivar as histórias maristas e preservá-las para as próximas gerações nos completa!