Família: motivo de celebração!

28/07/2020
Espiritualidade
Pastoral escolar promove celebração da vida e da família, realizada online

​​​​Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.
Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou;
Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar;
Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar;
Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar;
Tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de lançar fora;
Tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar;
Tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz.
Eclesiastes 3:1-8

O contexto em que estamos vivendo representa diversos fatores que inquietam a todos: tempo de incertezas, de ressignificados e de desafios. Diversas pessoas sofrem por conta da pandemia, seja por conta da perda de amigos e parentes, pro​fissionais que estão na linha de frente e que buscam garantir a paz ao mundo, entre outras variâncias. Mas, acima de tudo, a esperança nos dias melhores segue presente conosco!

É pensando nisso que o Serviço de Pastoral Escolar do Marista Graças promoveu, no dia 23 de julho de 2020, a Celebração da Vida em Família. Ainda que não sejam permitidos os abraços e encontros pessoais, seguimos em sintonia com a comunidade educativa de Viamão. Este momento aconteceu de forma digital, através da plataforma YouTube.

A solenidade contou com a participação do padre Gustavo Alves Batista, que brindou a todos com reflexões acerca do perdão em tempos de distanciamento social, a necessidade de se ter tempo e atenção ao cotidiano, sobre ser presença (ainda que através de recursos tecnológicos), entre outros fatores que estimularam o espírito de família para todos que participaram deste momento.
Compartilhamos um trecho lido na Celebração, que traz um pouco do que foi refletido para todos àqueles que prestigiaram a iniciativa:

“Por muito se falava que estávamos nos isolando uns dos outros através das redes sociais. Que estávamos deixando de compartilhar momentos de vida e estávamos apenas preocupados demais com a vida online. Pois, eis que surge uma pandemia e faz com que todos se reservem em suas casas, em isolamento social para preservação da saúde física, e tenham como janela para o mundo a tela de seus celulares. Não há dúvidas que este momento ficará marcado na história da humanidade pela questão da saúde pública, mas sobretudo, também será um marco que nos levou a uma reflexão sobre a forma com a qual nos relacionamos com as pessoas.”

(re) Assista a Celebração no vídeo abaixo! Mesmo distantes, seguimos em família!

Referência do trecho lido: Instituto de Psiquiatria Paulista.