Figuras de linguagem na música

13/08/2020
Educação
Atividade trouxe ao 1º ano do Ensino Médio percepções linguísticas através da música

No 1º ano do Ensino Médio, busca-se desenvolver nas atividades cotidianas a expressividade e processos de comunicação. A compreensão do relacionamento, seja por seus integrantes (emissor, receptor, meios, funções e figuras de linguagens), bem como os formatos que a englobam, faz parte do aprender diário dos estudantes. Pensando nisso, as turmas desenvolveram um estudo, com a proposta de entender os efeitos de sentido que as figuras de linguagem contêm em cima da música!

Através de análises em textos literários sobre figuras de linguagens, os alunos foram desafiados a compreender como que elementos musicais podem conter metáforas, símiles, analogias, metonímias, perífrases, sinestesias, hipérboles, elipses, silepses, entre outros. Para isso, analisaram-se gêneros músicas de linguagem, como o Funk, MPB, entre outros.

Após a análise, os estudantes foram convidados a organizarem uma apresentação ao vivo, seja por meio de uma live, vídeo ou outro recurso que estimulasse a criatividade. O desafio estava em analisar, pelo menos, seis diferentes figuras de linguagem, explicando-as aos colegas. Não trazer sua definição, propriamente dita, mas qual efeito de sentido a figura trazia na composição musical.

Para a análise das figuras, os estudantes deveriam seguir os seguintes critérios:

• Apresentação em cerca de 5 minutos
  • Dentro do gênero musical escolhido
  • Músicas que fizessem sentido com os gostos pessoais de cada participante
  • Analisar a figura de linguagem dentro da musica
  • Trabalhos originais, que explorassem efeitos de sentido, como recursos visuais, auditivos, entre outros.

para Daniela Roglio, professora de linguagens do Ensino Médio, essa atividade permitiu aos  estudantes que pudessem explorar conteúdos que gramáticas trazem engessados, mas num formato mais próximo das turmas. “Eles exploram a habilidade de reconhecer em expressões artísticas elementos da língua materna, além da análise de habilidades, como a oralidade, compreensão de novas perspectivas, desenvolvimento de trabalhos autorais, entre outros!", comenta a educadora. O exercício​​ da escuta, habilidade de identificação em composições procedimentos artísticos e descontração foi, acima de tudo, valorizado nessa perspectiva!

Aprendizado pensado para o futuro!

O Ensino Médio tem como diferencial a interdisciplinaridade, com foco no desenvolvimento de habilidades e competências. As aulas são dinamizadas das atividades presenciais com oferta de ambientes digitais, por meio das plataformas como Marista Virtual 3.0 e Microsoft Teams. Os estudantes também têm a oportunidade de participar de projetos de iniciação científica e olimpíadas nacionais em diversas áreas do conhecimento. Conheça nosso Ensino Médio clicando aqui.