Figuras geométricas na formação de imagens

29/12/2021
Nosso jeito de educar
8º ano EF desenvolve formas por meio da matemática

​Quantas figuras geométricas precisamos para reproduzir uma imagem?

Este foi o questionamento feito aos estudantes do 8º ano dos Anos Finais. Com o objetivo de que os estudantes se apropriassem das tecnologias do campo da Matemática, de suas relações com as ciências, de sua presença e de seus impactos na vida de forma a avaliar o seu uso no âmbito sociocultural, bem como mobilizar raciocínio, conhecimentos e procedimentos matemáticos para analisar, compreender e refletir sobre diferentes situações e contextos, as turmas 181 e 182 foram convidadas a recriarem fotografias utilizando figuras geométricas. Para isso, os estudantes foram instigados a identificar, classificar e diferenciar quadriláteros de acordo com a medida e posições de seus lados e ângulos internos, assim como verificar a aplicação dessas figuras em situações do cotidiano, como construções, obras de arte, publicidade, entre outros.

A ideia principal do conteúdo visto era trabalhar com triângulos e quadriláteros, explica Carla Martins, educadora de Matemática dos Anos Finais. “Os estudantes viram a condição de existência dos ângulos e sua inserção no cotidiano. A ideia de reconstrução de gravuras com elementos desta magnitude visa inserir elementos da engenharia e arquitetura à proposta”, comenta a educadora. “A partir que há a autonomia para escolha, o protagonismo, é perceptível que os estudantes escolham formar imagens que os identificassem. E assim, facilitando a aplicação do conteúdo à prática”, conclui Carla. Confira os resultados obtidos com a atividade na galeria que preparamos! Ao término desta matéria é possível verificar os trabalhos desenvolvidos.​

​​ Texto auxiliar da imagem

Estudantes recriaram fotografias através de triângulos e quadriláteros

O​s desafios se acentuam nesse período da vida escolar: os Anos Finais. Por isso, além de oferecer um currículo adequado, a educação marista também incentiva o estudante a assumir seu protagonismo, visando a sua formação em todas as dimensões. Dessa forma o jovem se torna apto e preparado para planejar seu futuro.​ Saiba mais sobre este nível de ensino clicando aqui.